Clube

Renato Gaúcho, ex-Vasco, será o treinador do Bahia em 2010

Antes mesmo de assumir oficialmente como novo técnico do Bahia, Renato Gaúcho gerou a primeira polêmica. O presidente do clube, Marcelo Guimarães Filho, resolveu aderir à moda do Twitter, um microblog que se tornou febre no mundo, para anunciar no domingo, 13, o novo técnico tricolor para a próxima temporada.

Após dias com frases e mistérios nos seus recados da rede, finalmente o nome saiu: “Fechamos. Renato Gaúcho é o novo treinador do Bahia para 2010”, revelou o mais novo ‘twitteiro’. Porém, Marcelinho ainda não tem experiência o suficiente no Twitter para saber que ali também é lugar de polêmica.

E falar de polêmica é lembrar do ex-jogador e técnico Renato Gaúcho, que também tem seu espaço no microblog e indiretamente acabou indo de encontro ao seu novo patrão. No seu perfil, Renato Gaúcho deu o recado para os dirigentes que se tornaram ‘twitteiros’ (clique aqui para acessar): “‘Frescura’ é o nome que dou para esse negócio de anunciar técnico pelo Twitter”, bradou, quatro dias antes de ser anunciado técnico do Bahia.

Na sua trajetória, Renato Gaúcho não tem um histórico bom com a torcida tricolor. Quando ainda defendia o Fluminense como jogador, foi o autor do gol no triunfo dos cariocas por 1 a 0 diante do Bahia, o mais rápido da história de Pituaçu, no Campeonato Brasileiro de 1995.

Defendendo a Seleção, Gaúcho também gerou polêmica, desta vez com a torcida baiana. Após levar uma ovada na partida da Fonte Nova, o então jogador desabafou: “A Bahia é terra de índio não aculturado”, disse, há 20 anos.

O novo técnico do Bahia vai treinar seu primeiro clube fora do Rio de Janeiro, mas só deve conhecer seu grupo no próximo dia 5, na reapresentação dos jogadores. Porém, a torcida vai conhecer o comandante nesta quinta-feira, 17, na loja oficial do clube.

Altos e baixos – Como jogador, a irreverência não diminuiu o talento de Renato Portaluppi, querido pelo Fluminense e idolatrado pelo Grêmio na conquista do Mundial de 1983. A celebração do título acontece todo ano no mês de dezembro e leva o sobrenome do craque. Pela Seleção Brasileira fez 43 jogos.

Como técnico, começou sua carreira em 1996 no Fluminense. Na época, era jogador e técnico interino, não impedindo o rebaixamento do tricolor. Renato só teria a primeira experiência como treinador efetivo em 2000, com o Madureira. Depois, após assumir o Fluminense, foi campeão da Copa do Brasil de 2007 e vice-campeão da Libertadores no ano seguinte, perdendo para o LDU.

Em 2008, assumiu o Vasco, onde não conseguiu evitar o rebaixamento do alvinegro. Este ano voltou ao Fluminense, mas sem sucesso. Em 12 jogos, venceu apenas uma e deu a vaga para Cuca. Atualmente Renato Gaúcho estava cotado para treinar o América do Rio pela amizade que tem com o ex-jogador Romário, que comanda o clube.

Fonte: A Tarde Online