Futebol

Renato Gaúcho: "Dar um tiro no ar é mole"

O técnico Renato Gaúcho responde aos matemáticos, que a cada partida e rodada do Campeonato Brasileiro fazem projeções em relação a rebaixamento, título, vaga na Copa Libertadores da América e na Copa Sul-Americana.

\"Não é [treinar] à exaustão, até porque estamos no final do ano. Não é hora de você querer arrebentar o jogador. É um pouco de tudo. É atenção, disciplina na parte tática, vontade, querer, atitude, querer permanecer na Série A, em um clube grande e de torcida. Isso tudo eu tenho conversado com os jogadores. Vocês não levaram em consideração uma coisa ainda. Eu gosto de ajudar um pouquinho vocês. O Vasco é o penúltimo colocado. Ele tem grandes chances de ganhar umas cinco posições nesse final de semana. Vocês pensaram nisso? O Vasco é o penúltimo, mas calma. É aquilo que eu falei para vocês lá atrás: muita calma nessas horas. É lógico que a gente precisa pontuar e fazer o nosso dever de casa. Agora, tem muitos cruzamentos e jogos difíceis para os nossos adversários, que estão brigando com a gente. Esse final de semana, se o Vasco fizer o dever de casa, ele tem 90% de chance de sair da zona do rebaixamento. Isso não quer dizer que ele já fugiu da degola. Não é nada disso. Mas você decolar na reta final, leva vantagem, podem ter certeza\", disse ao repórter Felipe Andrade, da Rádio Manchete.

\"Há uns dois meses atrás - não tenho nada contra os matemáticos -, os matemáticos falaram \"De 40 a 44\", \"De 42 a 44\". Eu também posso te dar um tiro no alto. Aí é mole. Agora, hoje quero ver os matemáticos confirmarem 100%. Hoje. Faltam cinco jogos. Hoje. Ninguém consegue. Imagina dois meses atrás. Você tem que fazer a tua parte, ganhar os jogos e pontuar o mais rápido possível. Dar um tiro no ar é mole. Eu também posso falar \"Acho que com 42 se livra\". Pode ser que sim e pode ser que não. Se acertei, \"Falei lá atrás. Há um mês atrás eu já tinha falado isso\". Vai baixando \"Acho que 44, 43, 41\". Está difícil para os matemáticos. Eu respeito eles, mas é difícil em um campeonato tão equilibrado. Não adianta. Você vai saber realmente do que precisa, de repente, faltando duas rodadas. Aí você pode ter certeza que vai saber exatamente do que precisa, da pontuação. Até lá realmente fica um pouco difícil, porque tem muitos confrontos. Muitos times podem ir ou pode um matar o outro. Fica muito difícil você ter uma projeção. Você tem que fazer principalmente o seu dever de casa e ver o que acontece nos outros jogos\", disse ao repórter Antônio Jorge, da Rádio Bandeirantes.

19ª e penúltimo colocado, com 34 pontos, o Gigante da Colina volta a campo contra o Santos, no próximo sábado (08/11), às 18h30min, em São Januário, pela 34ª rodada da competição.

Fonte: Vasco Expresso