Outros Esportes

Remo: Marcelo Neves fala sobre conquista da regata da Escola Naval

No último domingo, o Vasco conquistou uma das mais importantes regatas no calendário do remo: A regata da Escola Naval. E o técnico vascaíno, Marcelo Neves, comentou um pouco sobre essa grande conquista do Club de Regatas Vasco da Gama e ainda destacou pontos importantes no esporte, como: Base, as obras na sede da Lagoa e o planejamento para o restante do ano.

Conquista da regata da Escola Naval

- Com certeza, a regata da Escola Naval é uma regata mais organizada. A gente tem aqui  a Marinha que investe e a roganização é muito perfeita. A distância são diferentes das distâncias normais da regata do Estadual. Nas regatas da Escola Naval, são mil metros, já na estadual são dois mil metros. Essa é diferença fazem com que também as provas sejam mais disputadas. A diferença do primeiro para o último são menores, isso cria mais emoção. A regata também tem provas para as categorias de base, categorias mais novas, como o aspirante, que é onde a escola naval participa do estadual. Então, isso explica o bom resultado nessa regata e ao mesmo tempo não ter um bom resultado na regata do estadual, que engloba outras categorias, como o próprio peso leve. Hoje, nós fomos prejudicados em função da perda dos nossos atletas nos últimos 3 anos, não estamos participando desssas provas. É sempre um grande prazer ganhar essa regata por esses motivos que falei e também nos dá um bom sinal de que estamos fazendo uma boa renovação. Falta bastante, a gente tem que voltar as condições de 2008, que foi o último ano que ganhamos o campeonato estadual. Temos que investir muito, ter barcos novos. E ainda temos que fazer uma base mais forte ainda. Só dessa maneira vamos conseguir voltar a hegemenogia no Remo Carioca.

Provas

- Nós tivemos resultados nas provas de aspirantes, a pesar de não termos ganhado, ficamos em 2º em todas elas, perdemos para Escola Naval somente, mas ganhamos de Botafogo e Flamengo. No infantil feminino, conseguimos uma vitória com uma atleta que é uma jóia nossa, a Isabela. E ainda tivemos uma prova que competimos  com o Vaval, que é um dos atletas de maior prestigio da nossa garagem. Então, é uma regata por pontos e exatamente buscou um somário de pontos maior que todos os outros clubes. O mais importante foi estar nessas categorias todas a frente do Botafogo e Flamengo. Isso mostrou que o direcionamento do trabalho está no caminho certo.

Importância da Base

- A base é tudo. É claro que temos que ter uma equipe de cima, uma equipe de qualidade em todas as categorias Mas a base, a garotada, ela é tudo, são o futuro. Nunca podemos deixá-los de lado. Tivemos atletas que na última olímpiada de júnior conseguiram bons resultados. Atletas que já não estão mais conosco, mas que foram feitos aqui. Hoje estão em outros clubes. O clube está investindo em uma rampa nova, em uma sala de musculação para dar mais estrutura ainda para os trabalhos feitos na base. Sem a base, nenhum clube consegue ser campeão. Ela vai fazer com que você tenha um futuro. A gente tem que ter uma atenção especial com eles.

Obras 

- As obras já estão em fase final de execução. A sala de musculação já está na fase de pintura e acabamento. Os pisos já foram colocados e os equipamentos de musculação já estão na nossa sede, prontos para serem montados. E isso tudo deve estar pronto daqui a 3 semanas. Temos que renovar também nossos barcos, sao barcos da década de 90. Precisamos dessa renovação para competir de igual para igual com os rivais. O Botafogo comprou mais de 30 barcos no ano passado. E provavelmente vai ser o campeão do estadual desse ano, depois de 50 anos. É um trabalho demorado e que hoje eles estão colhendo os frutos. Para voltarmos a ter hegemonia, temos que fazer a mesma coisa e trabalhar muito a nossa base. O Campeonato de remo é diferenciado em relação aos outros esportes. Temos um campeonato em que todas as categorias somam pontos para ele. Mais do que nunca, a base é importantíssima.

Campeonato estadual

- Perdemos vários atletas nosso, principalmente nas categorias de cima. Então, algumas provas da regata, não participamos. Estamos concentrados na competição de algumas categorias, como aspirante e Júnior B. Temos boas chances de vencer o campeonato nessas categorias. Existe o campeonato geral e específicos de todas as categorias. O mais importante é buscar o campeonato geral, mas no momento, vamos buscar ganhar essas duas categorias. A regata é dia 29 de setembro. 

Planejamento para o restante do ano

- Nós vamos ter no mês de outubro o Campeonato Brasileiro. Vamos buscar vitórias, é claro. Não dá pra disputar o campeonato brasileiro e ganhar todas as provas. Vamos buscar o trabalho em relação a algumas provas. Temos dois atletas argentinos que nos reforçarão nesse campeonato. Eles são os favoritos para as provas de single skiff e double skiff. Na categoria señior B, temos Marcio, que também é um dos favoritos. E vamos buscar nas categorias de base alguma vitória. É difícil prever porque no brasileiro a gente não observa o trabalho que vem sendo feito nos outros estados. É difícil prever um resultado antecipadamente. Os atletas nessas categorias de base surgem e a gente só vai vê-los nas competições. Não me arrisco dizer como vai ser isso por não conhecer os adversários na totalidade. Então, o objetivo é fechar o estadual ganhando nas categorias e buscar a vitória no Brasileiro em algumas provas.

Recado final e convocação

- Estamos passando um momento dificuldade no clube, mas eu vejo um empenho muito grande dos funcionários, vejo o pessoal trabalhando muito. Vejo o pessoal do atletismo trabalhando pra caramba. O Vasco vai sair dessa situação e o recado que eu deixo é que precisamos de apoio. Todo o clube precisa de apoio. E confiança em relação aos nossos dirigentes. E convido os torcedores para que os garotos a partir de 12, até 18, 20 anos... Venham remar conosco, principalmente os garotos que tem uma boa altura. Estamos precisando de atletas e vascaínos no nosso Remo. Então convido a todos para estarem nos procurando e prestigiando em nossas competições. 

Fonte: SÓ DÁ VASCO