Remo: Fabiana Beltrame comenta mortandade na Lagoa
O SporTV foi acompanhar um dia de treinamento da campeã mundial Fabiana Beltrame na Lagoa Rodrigo de Freitas, palco das disputas do remo e da canoagem de velocidade dos Jogos Olímpicos. Desde a semana passada, o local sofre com a mortandade de peixes, e segundo a remadora atrapalha os treinos e causa preocupação para os atletas (assista ao vídeo).
- Várias vezes pegou na minha pá e atrapalha um pouco para treinar. Fora o cheiro. Hoje não tem muito sol, mas quando tem um sol muito forte o cheiro fica bem insuportável. Já começa a aparecer urubu (...) Se pega em cima de um peixe maior realmente atrapalha - disse Beltrame.
Em agosto a Lagoa vai receber o evento-teste do remo. Em setembro, será a vez da canoagem de velocidade. Para Fabiana Beltrame, que é atleta do Vasco, esse tipo de condição pode mudar o resultado de um competição.
- Tem o risco de a pá entrar errado na água, no ângulo errado, isso enforca, como a gente diz. E perdendo uma remada, questão de centésimos de segundo pode mudar o resultado de uma prova de alto nível - disse.
A Secretária Municipal de Meio Ambiente divulga relatórios diários sobre a situação da lagoa e, no atual momento, a área destinada ao remo é considerada imprópria e não existe uma previsão de quando o quadro vai mudar.