Outros Esportes

Remo: Confira entrevista com Zé Carvalho, do blog "Rema Vasco"

Em meio a escassez de notícias sobre o remo Vascaíno, tanto pelo site oficial do Clube, quanto por outros meios de comunicação esportiva, o blogueiro Zé Carvalho, que administra o blog ‘Rema Vasco’ no site Sempre Vasco (http://www.semprevasco.com/blog/blog.php?id=17#art506), mantém um belíssimo trabalho, onde deixa a torcida Vascaína por dentro de tudo que se passa dentro do esporte que fundou o nosso querido Club de Regatas Vasco da Gama. Atentos a isso, nossa equipe bateu um papo com o Zé, onde ele faz duras críticas e expõe o atual momento de crise vivida pela modalidade dentro do Clube. Confira:

Sabemos que o futebol é o carro-chefe do Clube, mas o Remo é o esporte que fundou nosso Clube, como explicar essa temporada vergonhosa em questões de resultados e administração em relação ao remo do Vasco?

Resposta: O que vem acontecendo desde o inicio desta administração é a adoção de corte dos investimentos a favor do futebol, mesmo tendo sido aprovado em reunião pelo conselho deliberativo, nunca houve o repasse integral do valor destinado ao esporte, lembro que acho os valores apresentados pela comissão de orçamento não estão explicitos como é feita a arrecadação. É necessário reavaliar esta distribuição de verbas.

Está no Estatuto que é proibido a extinção do Remo no Club de Regatas Vasco da Gama, mas o que podemos ver é que a modalidade está completamente abandonada, correto? Salários atrasados, atletas se transferindo para os nossos rivais, qual pode ser a explicação para esses fatos estarem acontecendo?

Resposta: Em primeiro lugar esta história de remo estatutário é falsa, não existe nenhum paragrafo que aponte esta decisão, o esporte esta abandonado em virtude do nosso presidente não gostar do esporte e não tem interesse de investir 1,5 milhão de acordo com o orçamento apresentado. Com o contrato da estatal usado de forma absurda para pagar somente os salários atrasados, fica sem efeito a verba que seria destinada ao investimento do remo, esta politica foi adotada pelo sr. Nelson Rocha. Sem uma decisão política do presidente ficaremos sem nenhuma possibilidade de reverter o quadro atual a médio prazo.

Em algumas categorias, faltou ao Vasco até atleta para competir, sendo assim deixamos de participar de cerca de 50% das provas em cada Regata, isso pode significar um “rebaixamento” do Clube, já que nos consolidou infelizmente como 3ª força do esporte?

Resposta: Sim, a reposição de atletas para este esporte demanda de mais tempo de preparação, a captação é feita em escolas, práticas de outros esportes em praças públicas e na escolinha de remo do clube que com a visão de um profissional de nossa CT é observado o potencial do atleta, daí é feita a preparação do mesmo, o que requer um período que varia muito de cada um, no mínimo 6 meses para deixa-lo apto a remar com segurança.

Quais são as perspectivas para 2013? O que o atleta do Vasco pode esperar, e o que ele pode render em meio a tanta crise em todo Clube?

Resposta: Não vejo a curto prazo nenhuma atitude da diretoria que possa dar aos atletas uma condição mínima de preparação para as competições, a grave crise financeira que bate à porta do clube afeta duramente o esporte que aliada a falta de interesse da diretoria torna o departamento de remo ineficaz em promover novas contratações ou captação de novos alunos, pois ninguém quer treinar ou competir no clube que não oferece a mínima condição para a prática do esporte, será um ano de resultados abaixo de nossas tradições mais uma vez.

Sobre as condições de trabalho que os atletas do Vasco encontram, é o ideal? A nossa Sede Náutica da Lagoa está em condições ideais e a altura do Clube que já foi o maior do Brasil na modalidade?

Resposta: Não estamos com infraestrutura adequada, pois é sabido que a sede esta em obras, que estão sendo feitas muito lentamente e tendo que fazer adaptações para uso dos aparelhos de musculação,remoergometros,etc afetam em muito a preparação física e técnica dos atletas, mas se forem cumpridas as metas da nova sede daremos um grande salto na qualidade de preparação.

Em relação ao Vice-Presidente de Desportos Náuticos, o que se pode falar sobre a administração dele?

Resposta: Eu o acho o mais omisso e descompromissado de todos que já vi passarem no departamento. É a perfeita síntese da atenção dada pelo Dinamite ao esporte.

O Remo teria condições de conseguir um patrocínio independente do futebol que pudesse investir no esporte e nos ajudar a voltarmos a ser um dos clubes mais fortes do Brasil no Remo?

Resposta: Eu não tenho a menor dúvida, pois somos uma marca muito forte no cenário esportivo e além de possuirmos duas sedes estratégicas (São Januário e Naútica na Lagoa) teremos visibilidade aumentada com a realização dos jogos olimpicos no rio em 2016, cabe ao nosso departamento de marketing desenvolver estes projetos.

Na sua concepção, que tipo de investimentos deveriam ser feitos no Remo?

Resposta: Criar um projeto de captação de recursos para compra de novos barcos e equipamentos(vendas de camisetas exclusivas do esporte, souvenirs ligados ao remo fazendo a torcida abraçar o resgate do nosso esporte fundador) entre outras pequenas ações de mkt, além de acelerar o projeto de revitalização da sede nautica e assim definirmos novas receitas quanta a utilização do espaço, com a implantação de academia de ginástica, loja de vendas de produtos da marca vasco da gama e um restaurante.

Por fim, mande uma mensagem para a Torcida Vascaína que curte o remo e tem noção de que o Vasco é muito maior do que apenas o futebol:

Resposta: Eu posso assegurar que a comissão técnica esta trabalhando forte com novos atletas que foram promovidos da pré equipe e que os atletas que remanesceram da equipe/2012 estão comprometidos em buscar a superação do nosso remo. Mesmo diante de tantas incertezas...acreditem o Vasco é um gigante adormecido, mas pela sua história vitoriosa é o time da virada!
Vamos remar Vasco!

\"Rema

ACOMPANHE A FAN PAGE CRVG - EM TODOS OS ESPORTES CLICANDO AQUI

Fonte: Facebook CRVG - Em Todos os Esportes / SuperVasco