Remo: Após duas regatas, Vasco lidera o Junior B no Estadual
O Vasco está consolidado como terceira força do remo fluminense. Após duas regatas, o Botafogo lidera o Campeonato Estadual com 174 pontos, contra 139 do Flamengo e 54 do Gigante da Colina. O Vasco possui resultados pouco expressivos nas categorias maiores (sub-23 e aberto), mas vem conseguindo bons resultados nas categorias de base. E a tendência é de que isto se acentue nos próximos anos, uma vez que a pré-equipe do Bacalhau (atletas de escolinha) é das mais fortes - tanto é que o clube venceu a 1ª regata Remo do Futuro, disputada no dia 26 de maio na Lagoa. Chama a atenção o fato de que desde 1964, ou seja, há 49 anos, o título do Estadual não é conquistado por Vasco ou Flamengo, e parece que neste ano o longo tabu será quebrado. Mas ainda há muitas regatas pela frente, e o remo rubro-negro é muito forte e não pode ser menosprezado.
No Estadual, o Vasco venceu as duas provas da categoria Junior B (double skiff e single skiff, com os atletas Igor Nunes Cunha e Thiago Francisco da Silva na primeira e o mesmo Thiago na segunda). Com isto, o clube é o favorito da categoria e lidera o campeonato dela já com uma boa vantagem sobre o Botafogo: 20 pontos a 12. O Flamengo encontra-se na terceira colocação, com sete pontos. Na terceira regata, que será disputada na manhã do dia 16 de junho (domingo) no Estádio de Remo da Lagoa, a prova da categoria será o four skiff, prova para a qual o Vasco deve ter maiores dificuldades porque não possui outros dois atletas no nível dos dois principais, mas provavelmente comporá o barco com atletas mais inexperientes.
Já no Aspirante, o Gigante da Colina encontra-se na segunda colocação, com 20 pontos - apenas dois atrás do clube de General Severiano e três à frente da Escola Naval. Na primeira regata, o Vasco ficou na terceira colocação no 4 Com da categoria, vencido pela Escola Naval e com o Alvinegro na segunda colocação. Na segunda regata, foram disputadas duas provas da categoria, nas quais ambos os resultados vascaínos foram muito bons. Em ambos houve dobradinha entre atletas de Vasco e Botafogo: no 2 com, vitória alvinegra (barco vascaíno formado por Matheus Cardoso da Silva Paulino, Alan Henrique Meira dos Santos e Bruno Henrique Ferreira de França); no single skiff, vitória vascaína através de Vinícius da Silva Marques. Ambas as provas foram muito acirradas e levaram emoção ao público.
No Junior A, que teve apenas uma prova (o four skiff na primeira regata, vencido pelo Botafogo e com Flamengo e Vasco, respectivamente, na sequência), o Vasco, embora esteja na terceira colocação (4 pontos, contra 10 do Alvinegro e 6 do Rubro-Negro), pode galgar uma melhor posição. No sub-23, o Vasco possui grande carência de atletas e ainda não disputou nenhuma prova da categoria. No aberto, o Gigante da Colina só possui a dupla multicampeã de atletas argentinos Ariel Suárez e Cristian Rosso, que ficou com a quarta colocação nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Devido ao fato de eles não terem disputado a prova da segunda regata (exatamente o double skiff, a principal prova deles), o clube está na quarta colocação da categoria, com 4 pontos originados na terceira colocação no four skiff da primeira regata, atrás de Botafogo (30), Flamengo (18) e Piraquê (7). Na categoria Peso Leve, o Vasco não esteve presente nas provas disputadas até aqui. Ainda não foram disputadas provas do Peso Leve - Sub-23. No feminino, o Bacalhau está na terceira colocação com apenas seis pontos, atrás dos líderes destacados Flamengo e Botafogo, que contabilizam 62 e 44 pontos respectivamente.
Além dessas categorias, que contam pontos para o Campeonato, este ainda promove provas de duas categorias que influenciam apenas na pontuação da regata. No Master, o Vasco, que venceu na primeira regata o double skiff com Osvaldo Kuster Neto e Marcos Pandolfo Fiuza de Melo e na segunda regata ficou na terceira colocação do double skiff feminino com Kelly Cristina Banholi e Beatrice de Barros Lima, está na segunda colocação na contagem de pontos desta categoria com 14, dois pontos atrás do Flamengo e oito à frente do Botafogo. No infantil, o Bacalhau está na terceira colocação com nove pontos, atrás de Flamengo, com 16, e Botafogo, com 13. Das sete categorias que contam pontos para o Campeonato que já tiveram provas disputadas (o Peso Leve - Sub-23 ainda não teve), o Botafogo lidera cinco e está na vice-liderança em duas.
Por João Luiz Mota
Não deixe de curtir a FanPage oficial da CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco clicando aqui.
E acompanhe nosso blog, matérias, entrevistas e reportagens exclusivas sobre os esportes amadores, olímpicos e paralímpicos do Vasco clicando aqui
Mais lidas
- 0 Rayan desperta interesse de outros clubes
- 0 O fator que o Vasco consideraria para vender Rayan
- 0 Possível venda de Rayan é tratada com cuidado pela diretoria vascaína
- 0 Vereador solicita explicações sobre situação do potencial construtivo de SJ
- 0 Os argumentos da Vasco SAF e CRVG sobre situação do clube
- 0 O aproveitamento do Vasco contra times do G6 do Campeonato Brasileiro 2024
- 0 Piton traça foco e as metas do Vasco para a temporada 2025
- 0 Vasco tem sua 5ª melhor campanha na era dos pontos corridos após 31 rodadas
- 0 Vasco 3 x 2 Bahia: Paulinho, H. Moura, Léo e Vegetti estiveram no vestiário
- 0 Força de São Januário reflete na estatística do Vasco em 2024