Relembre o golaço que deu origem ao apelido Dinamite
O maior ídolo da história do Vasco nasceu como Carlos Roberto de Oliveira, mas explodiu para o futebol como Roberto Dinamite. O apelido que virou sobrenome aos 17 anos foi incorporado em 1971, logo após a estreia do maior ídolo do Vasco no Maracanã.
Roberto já era destaque nas categorias de base do Vasco no início dos anos 70 e era acompanhado de perto pelo jornalista Aparício Pires, do Jornal dos Sports. Ao ser puxado para estrear pelo time profissional, aos 17 anos, contra o Atlético-MG, o diário publico uma nota com o seguinte título: “Vasco escala o Garoto-Dinamite”. Foi a primeira menção ao apelido.
O apelido foi incorporado definitivamente ao nome logo depois, na estreia de Roberto no Maracanã. Contra o Inter, pelo Campeonato Brasileiro de 1971, ele marcou um belo gol de fora da área. No dia seguinte, a manchete do Jornal dos Sports foi: “Garoto-Dinamite explodiu”. A partir daí Carlos Roberto de Oliveira virou definitivamente Roberto Dinamite. O Vasco venceu por 2 a 0.
- Na primeira vez que joguei no Maracanã fiz um gol que deu origem ao apelido de Dinamite. O Aparício Pires colocou no Jornal dos Sports. Eu peguei uma bola, cortei o Pontes, que era o quarto-zagueiro, e bati forte. A bola estufou e levantou a rede. O fotógrafo registrou. Em razão do chute, a chamada foi "Dinamite explode no Maracanã". Logo depois, veio o jogo Vasco e Santos no Maracanã, com Pelé jogando. Eu estava começando. Fiz um gol nesse jogo, com 17 anos, de voleio, contra o Santos de Pelé. O Pelé falou: "Parabéns, garoto. Belo gol" – recordou Dinamite, em recente entrevista ao Esporte Espetacular.
Maior ídolo da história do Vasco, Roberto faleceu neste domingo, aos 68 anos, vítima de câncer de intestino. Ele é o jogador com mais jogos e mais gols na história do clube. É também o maior artilheiro dos campeonatos brasileiro e carioca, além de ser o maior goleador do estádio de São Januário.
Roberto será velado nesta segunda, em cerimônia aberta ao público, em São Januário, local onde tem uma estátua e ninguém marcou mais gols do que ele.
Fonte: ge