Futebol

Relembre o chocolate de Edmundo contra o Flamengo

RIO - O ano de 1997 foi mágico na carreira de Edmundo. Especialmente o Campeonato Brasileiro. O Animal conduziu o Vasco ao título quebrando recordes e empilhando gols durante toda a campanha. Foram 29 no total, superando a marca anterior, de Reinaldo, que havia feito 28 no Brasileirão de 1977. Edmundo permaneceu como recordista até Dimba marcar 31 gols pelo Goiás em 2003 - no ano seguinte, Washington marcou 34 gols defendendo o Atlético-PR, estabelecendo nova marca.

Um recorde de Edmundo daquele ano, porém, permanece até hoje. Contra o União São João, em 11 de setembro, o atacante marcou todos os seis gols na goleada de 6 a 0 sobre o União São João. Naquela partida o Animal ainda desperdiçou um pênalti.

No Brasileirão daquele ano, Edmundo marcou gols contra União São João (6), Flamengo (3), Coritiba (3), Sport (2), Paraná (2), Criciúma (2), Bahia (2), Portuguesa (2, em dois jogos), Corinthians, Fluminense, Bragantino, Vitória, Palmeiras, Atlético-PR e Juventude - um em cada time.

Além do show contra o União São João, uma partida em especial de Edmundo não sai da cabeça do torcedor vascaíno. No dia 3 de dezembro, o Animal só não fez chover no Maracanã. Com uma grande atuação, ele marcou três vezes na goleada de 4 a 1 sobre o Flamengo, que carimbou a classificação do Vasco à final contra o Palmeiras. Na decisão, a melhor campanha durante todo o Brasileirão valeu o título após dois empates sem gols.

Fonte: Globo Online