Clube

Há 87 anos, Vasco comprava o terreno para erguer São Januário

Os dirigentes vascaínos começaram em 1924, após a renúncia do Vasco de participar da AMEA, já que a instituição exigia a exclusão de 12(doze) jogadores negros e analfabetos do clube, uma campanha para arrecadar recursos para a construção do próprio estádio, já que essa era outra condição imposta pela associação.

Com a arrecadação de 2(dois) mil contos de réis, os dirigentes compraram o terreno de 65.445 m² no bairro de São Cristovão, que pertencia a Carlos Kuenerz e sua esposa Margarida Kuernerz, e que, segundo alguns historiadores, pertenceu a Marquesa de Santos, amante de Dom Pedro I, mas outras fontes descartam essa informação.

A escritura de compra e venda do terreno foi sacramentado em 28 de março de 1925 e a partir desse momento os dirigentes iniciaram os trabalhos de construção do Estádio de São Januário.

O terreno, além de ser no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, tinha um morro ou pequena colina, motivo pelo qual o local ainda hoje é chamado de \"Colina Histórica\" pelos vascaínos e a imprensa.

Surgiu, com a compra do terreno e a construção do Estádio, o GIGANTE DA COLINA.

Saiba mais sobre a maravilhosa história do Vasco no Livro Paixão da Gama, o livro oficial mais completo do clube, com todos os títulos, ídolos inesquecíveis, conquistas memoráveis, façanhas inigualáveis e muito mais. O livro está em pré-venda com desconto especial e frete grátis(*) somente pelo e-mail jorge_luiz@crvasco.com.br.

EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES!


Agradecemos ao nosso colaborador Jorge Luiz Alves Bezerra pelo envio da matéria.

Você já enviou sua notícia para o SUPERVASCO.COM? Se não enviou ainda, faça-o através da seção VC no SV e torne-se um colaborador do site.

Fonte: Blog Paixão da Gama