Mercado

Relembre as duas passagens de Jorginho pelo Vasco

Após uma sequência negativa de derrotas fora de casa, pela Série B, o auxiliar técnico Emílio Faro vive um momento conturbado no comando no Vasco. Com a sexta derrota seguida atuando fora de São Januário, o Cruz-Maltino começou a abrir negociações para repatriar o Jorginho, até o final do Campeonato Brasileiro. Como o Esporte News Mundo mostrou, o clube tem conversas avançadas para contratar o treinador.

A primeira passagem de Jorginho por São Januário teve 87 jogos. Foram 43 vitórias, 24 empates e 19 derrotas, e um aproveitamento total de 49%. Ele assumiu o clube em agosto de 2015 e deixou ao fim de 2016, com a meta de voltar à primeira divisão do Brasileirão cumprida.

Em 2015 o Cruz-Maltino brigava para não ser rebaixado, após um péssimo primeiro turno, onde somou apenas 13 pontos em dezenove rodadas, o mesmo chegou e conseguiu fazer um trabalho de recuperação quase perfeito, chegando ainda na última rodada com chance de permanecer na Série A, mas Jorginho não evitou a terceira queda do clube.

Já em 2016, Jorginho continuou no comando do Gigante da Colina, realizando um campeonato carioca espetacular, levando o cruzmaltino ao título de forma invicta da competição. Com o bi campeonato carioca, o treinador seguiu para a Série B, onde fez um primeiro turno avassalador, terminando as primeiras dezenove rodadas sem derrotas e com 41 pontos, deixando o o Vasco na liderança e com uma distancia de 12 pontos para o 5º colocado, naquela ocasião, o Atlético-GO.

Decerto, a queda de rendimento do Vasco no segundo turno pode ser constatada nos números da campanha, o clube carioca que antes tinha uma “gordura” de 12 pontos para o primeiro fora do G-4, na reta final do campeonato o Jorginho viu essa vantagem diminuir para dois pontos e o Vasco pela primeira vez ficar em terceiro colocado no campeonato.

Desde agosto, o Vasco despencou de rendimento. Chegou a ficar cinco jogos sem vencer, reabilitou-se momentaneamente, mas, em pouquíssimos momentos, praticou futebol capaz de inspirar confiança. Prova disso é que, na 30ª rodada, perdeu a liderança ao ser derrotado para o Paysandu e não se recuperou mais, pelo contrário, viu o Atlético-GO disparar.

Em sua segunda passagem pelo Gigante da Colina, o Jorginho não teve um rendimento como foi em entre 2015 e 2016. O técnico ficou a frente do Vasco em apenas 10 jogos, conseguindo 4 vitórias, um empate e 5 derrotas, contendo um aproveitamento de 43%. Além dos resultados, pesou contra Jorginho o fato de, apesar de ter tido bastante tempo durante a Copa do Mundo para treinar, em campo o time não mostrou o padrão tático e técnico imaginado.

Suas decisões por vezes já tinham criado descontentamento interno, como a alteração feita na derrota para o Palmeiras. Raul substituiu Rafael Galhardo, entrou no meio de campo e Andrey foi improvisado na lateral.

Nas duas passagens, somou 95 jogos, tendo um aproveitamento de 49%. Conseguiu uma sequência de 34 partidas de invencibilidade, além de um título carioca em 2016. Por outro lado, sob seu comando, o Vasco sofreu gols em 65% das partidas e fez gols em 87% delas, ou seja: o Vasco de Jorginho é um time que fazia e levava gols.

O técnico está sem clube desde que foi demitido do Atlético-GO após perder para o Goiás pelo Brasileirão, no fim de agosto. Pelo Dragão, embora tenha deixado o time na zona de rebaixamento, fez uma campanha histórica, levando o clube goiano às semifinais da Copa Sul-Americana.

O Vasco é o atual quarto colocado da Série B, com 45 pontos, quatro a mais que o Londrina, que está logo atrás. O próximo desafio do Cruzmaltino será contra o Grêmio, no próximo domingo, às 16h00 (horário de Brasília).
 

Foto: Reprodução da internetColetiva de Jorginho
Coletiva de Jorginho

Fonte: Esporte News Mundo