Relembre a trajetória de Dedé, a caminho do Cruzeiro
Contratado pelo Cruzeiro, Anderson Vital da Silva vai vestir a terceira camisa de um clube brasileiro como jogador de futebol profissional. Mais conhecido como Dedé, o zagueiro da Seleção Brasileira, que estava no Vasco, foi revelado pelo Volta Redonda, clube do interior fluminense.
A mudança de ares de Dedé, das praias cariocas para as montanhas mineiras, entretanto, não foi nada fácil e teve vários capítulos de idas e vindas, dignas de uma boa novela. O Cruzeiro anunciou o interesse na contratação do zagueiro no começo da temporada, mas o negócio foi prontamente rechaçado pelo Vasco. Em março, nova tentativa, mas a diferença entre os valores envolvidos na transação chegaram a fazer o diretor de futebol da Raposa, Alexandre Mattos, declarar que o Cruzeiro não tinha mais interesse. Além disso, a concorrência de clubes europeus dificultava ainda mais o acerto. Somente na segunda quinzena de abril, Cruzeiro, Vasco e Dedé entraram em acordo sobre os detalhes da transferência, que envolve também a ida de jogadores do time mineiro para o carioca.
Carreira
Dedé começou a carreira nas categorias de base do Volta Redonda, tradicional clube do interior fluminense. Apesar da modesta campanha no campeonato estadual de 2009, quando o Voltaço terminou na 14ª colocação, o zagueiro chamou a atenção do Vasco e foi contratado.
Apresentado sem muito alarde, Dedé, aos poucos, ganhou espaço no clube da Colina, até se tornar titular, no primeiro semestre de 2010. Foi eleito um dos zagueiros da seleção do Campeonato Brasileiro e se tornou ídolo da torcida vascaína, da qual recebeu o apelido de Mito.
A conquista da Copa do Brasil de 2011 foi o ponto alto no Vasco. Na final, ao lado de Diego Souza, com quem jogará novamente no Cruzeiro, venceu o Coritiba, time comandado por Marcelo Oliveira, atual técnico celeste. Ainda em 2011, foi vice-campeão brasileiro e eleito, mais uma vez, um dos melhores zagueiros da competição. As boas atuações valeram várias convocações para a Seleção Brasileira, pela qual já disputou seis jogos.
Em 2012, o zagueiro viveu momentos difíceis na carreira. No primeiro semestre, sofreu um edema na perna esquerda e ficou dois meses sem jogar. Em outubro, uma fratura na fíbula esquerda o afastou dos gramados até o fim da temporada.
Futuro
Dedé chega para reforçar o setor considerado o mais carente pela torcida do Cruzeiro. O técnico Marcelo Oliveira ainda não tem uma dupla de zaga considerada titular. Em 11 jogos disputados na temporada, cinco formações diferentes já foram usadas.
O comandante cruzeirense, que já trabalhou com Dedé no Vasco, em 2012, considera o jogador um zagueiro quase perfeito, o que sugere que ele vai chegar para assumir uma vaga no time titular.
De qualquer forma, após tanta expectativa, a esperança dos torcedores cruzeirenses é que Dedé chegue ao clube da Toca da Raposa II não somente para dar um jeito no setor defensivo do time, mas também para fazer história com a camisa azul. Para que o fim da novela tenha um final feliz para a torcida da Raposa.
Ficha do atleta
Nome completo: Anderson Vital da Silva
Local de nascimento: Volta Redonda-RJ
Data de nascimento: 1/7/1988 (24 anos)
Altura: 1,93m
Jogos pelo Vasco: 160
Gols pelo Vasco: 19
Títulos: Campeonato Brasileiro da Série B (2009) e Copa do Brasil (2011)
Mais lidas
- 5 Gilmar Ferreira: Vasco falha na defesa de Rafael Paiva TOP
- 4 Jornalista critica Paiva: 'Há tempos se perdeu com escolhas...' TOP
- 0 Cenas de Vegetti indignado no banco de reservas viralizam
- 5 Paiva lamenta derrota para o Internacional e enaltece o Vasco
- 4 Jornalista faz duras críticas ao elenco: 'Pior time do campeonato'
- 4 Com decisão do Pedrinho, Rafael Paiva não é mais técnico do Vasco
- 0 Gilmar Ferreira: 'Foi só uma parte do circo de horrores'
- 0 BTB Sports fala sobre busca do Vasco por jogadores para próxima temporada
- 2 Vasco enfrenta o Corinthians neste domingo (24), na Neo Química Arena
- 0 Pedrinho fala sobre a demissão de Rafael Paiva