Imprensa

Psicólogo analisa quadro clínico de Bernardo

Com a palavra

Dr. Artur Scarpato
psicólogo clínico


Risco é desenvolver o estresse pós-traumático


Após esse caso de violência passado pelo jogador Bernardo, ele pode desenvolver sintomas de estressse agudo no primeiro mês. Mas o maior risco é que desenvolva o estresse pós-tramático. O estresse inicial até poderia passar, mas uma em cada quatro pessoas que passam por violência desenvolvem o estresse pós-tramático.

As principais características desse estresse é passar a reviver a situação em flashbacks (a emoção não passa) e sofrer com crise de ansiedade.

Para lidar com esse quadro, ele pode apelar para o abuso de substâncias e cair em depressão. Independentemente de desenvolver esse quadro, ele pode ficar confuso, anestesiado.

Há duas direções que pode tomar. A hiperestabilidade, quando reage com excesso de emoção, desorganizado e agressividade muito grande. Ou a hipoestabilidade, quando fica apático, depressivo.

Ele pode ter sido bastante humilhado e poderia não conseguir lidar com o grau da humilhação. Como ele é uma pessoa pública, seria uma ameaça à sua imagem pública, que é tão grave quanto a sua imagem física. Sua reação pode ser de vergonha, constrangimento pelo acontecido.

E o fato pode ser traumático não só para ele, mas para os colegas também. A forma como isso repercute pod eatingir outras pessoas.

Fonte: Lance