Clube

Primeiro trabalho de Rodrigo Caetano: Melhorar o Vasco-Barra

Rodrigo Caetano não recebeu uma camisa cruzmaltina como acontece na apresentação dos novos jogadores. Mas se ganhasse das mãos do presidente Roberto Dinamite seria a número 10. O novo diretor-executivo de futebol do Vasco foi apresentado nesta quinta-feira, em São Januário, e chega com status de \"grande contratação\", a maior aposta do clube para fora das quatro linhas.

Perto de completar 39 anos, formado em administração de empresas e com MBA na Fundação Getúlio Vargas em gestão empresarial, o ex-jogador chega com a missão de revitalizar as categorias de base e reestruturar o departamento de futebol no projeto para reconduzir o Vasco à Série A do Campeonato Brasileiro.

O dirigente, que fechou um contrato de dois anos com o clube da Colina, recebeu as boas-vindas do presidente Roberto Dinamite e do vice de futebol, José Hamilton Mandarino.

- Ele tem o nome do meu filho. Isso já é um bom sinal - brincou Roberto Dinamite no início da apresentação, antes de explicar os objetivos de Rodrigo Caetano.

- Ele chega para reestruturar todas as divisões de base do Vasco e para cuidar também da reformulação do futebol profissional junto com o Mandarino. Ele tem um atestado de competência pelo trabalho no Grêmio. E agora tem um novo desafio pela frente.

Ex-jogador, Rodrigo Caetano começou a carreira de dirigente em 2003 no RS Futebol, time do Rio Grande do Sul. E comandou um trabalho que descobriu dois grandes zagueiros do futebol brasileiro: Thiago Silva e Naldo. Depois, foi para o Grêmio fazer um trabalho parecido com o que vai desenvolver agora no Vasco.

- É mais um desafio que tenho pela frente. O Grêmio em 2005 era semelhante. Todo grande clube quando passa por uma fase como essa tem a chance de fazer grandes mudanças. É precoce ainda para eu fazer um diagnóstico preciso. Mas a comparação entre os dois clubes é inevitável. O Grêmio se reestruturou muito rápido. Mas quando cheguei lá, por exemplo, o clube só tinha oito jogadores, sendo dois goleiros. Aqui as contratações foram feitas, o time está quase montado. Neste ponto o Vasco saiu na frente - disse.

Rodrigo Caetano segue na segunda-feira para Vila Velha, onde o time realiza a pré-temporada. Até lá, ele vai conhecer mais a estrutura do clube. Em um passeio com Roberto Dinamite viu o presidente lhe mostrar onde deu os primeiros chutes na época de jogador do Vasco. Além disso, Rodrigo Caetano já visitou o Vasco-Barra e anotou algumas mudanças para o CT.

- Este primeiro momento é de muita observação e conversa com as pessoas. Vamos fazer algumas melhorias no Vasco-Barra. Sabemos da dificuldade, mas os recursos, mesmo escassos, precisam ser bem aplicados. Quando era atleta eu detectava algumas carências nos clubes. Isso ajuda agora na minha profissão.

Apesar dos problemas, Rodrigo Caetano chega otimista. E prevê em um futuro bem melhor para os torcedores. Uma das apostas da diretoria é que o dirigente faça o Vasco voltar a revelar grandes jogadores.

- Teremos uma caminhada muito grande pela frente. Um desafio se faz de grande projetos. E o projeto desse ano é o retorno do Vasco ao lugar que é seu. Quero que o clube retorne de forma sólida e consistente. Espero que esse ano seja um marco e que o clube volte a ser um celeiro de craques. O horizonte que espera o Vasco é muito promissor. Temos de transformar essa dor momentânea da torcida em algo positivo para que o clube cresça. Tendo uma base sólida, teremos também muitas alegrias - afirmou.

Fonte: ge