Futebol

Pequenos do Rio podem cumprir ameaça

A Taça Rio 2006 pode confirmar uma ameaça aos grandes do Rio de Janeiro. Faltando uma rodada para o fim da fase de classificação do returno, Flamengo, Vasco e Fluminense têm poucas chances de seguir no torneio. O Botafogo já está eliminado.

Assustando os grandes nas últimas edições do torneio, os times de menor expressão dominariam completamente um turno pela primeira vez. Na Taça Guanabara, em 2005 e 2006, apenas o Botafogo conseguiu se classificar.

\"Infelizmente não tem mais ninguém bobo. Nem tecnicamente tem grande ou pequeno\", analisa o experiente atacante Romário, 40 anos, e decepcionado com a fraca campanha vascaína, que não conseguiu chegar à semifinal nem no primeiro turno.

No próximo domingo, Cabofriense, Americano, Madureira e América-RJ entrarão em campo dependendo apenas de seus resultados para conseguir a classificação e tentar um lugar na decisão do Estadual contra o Botafogo.

Para o Flamengo, terceiro colocado no grupo A com seis pontos, a situação é a menos complicada. O time rubro-negro terá, inicialmente, de vencer o clássico contra o Vasco, marcado para às 16h, no Maracanã.

Mas não bastará conseguir a vitória. O time rubro-negro terá de torcer para que Cabofriense ou Americano percam seus jogos. O time de Cabo Frio recebe o Madureira, enquanto o Americano vai até Nova Friburgo para enfrentar o Friburguense.

Caso Cabofriense ou Americano empatem, o Flamengo ainda poderá decidir a classificação no saldo de gols ou gols pró. Mais uma vez a equipe de Cabo Frio leva vantagem, com três de saldo e dez gols marcados. O time de Campos tem um de saldo e nove a favor, enquanto o Flamengo, com saldo zerado, já marcou também dez vezes.

O Fluminense, por sua vez, está praticamente eliminado. Quarto lugar do mesmo grupo com cinco pontos, o time tricolor terá de vencer o Volta Redonda, em Volta Redonda, melhorar bem seu saldo, no momento negativo em três gols, e torcer para que, dos três times à sua frente na tabela, dois não consigam superar os oito pontos.

No grupo B, o Botafogo, campeão da Taça Guanabara e garantido na decisão do Estadual, é o lanterna e não tem mais chances de classificação. O Vasco, com seis pontos, é o quinto lugar e também muito longe da vaga.

O time de São Januário terá de vencer o clássico contra o Flamengo, além de torcer contra Friburguense e Volta Redonda, sete pontos, e América-RJ, oito. Se a equipe americana somar um ponto contra o Nova Iguaçu, em Nova Iguaçu, a decisão seria no saldo de gols. O Vasco, no momento, tem zero de saldo, enquanto o do América-RJ é de dois positivo.

ANO DIFERENTE - A Taça Guanabara, primeiro turno do Estadual do Rio, repetiu em 2006 o que já havia acontecido no ano anterior. Flamengo, Fluminense e Vasco decepcionaram e apenas o Botafogo conseguiu sua classificação às semifinais.

Os pequenos foram representados por Americano, que eliminou os botafoguenses, Cabofriense e Volta Redonda. Este último, nos pênaltis, conquistou o título simbólico do primeiro turno estadual.

A história pareceu se repetir este ano. Novamente apenas o Botafogo conseguiu chegar à semifinal, tendo como companheiros o Americano, a Cabofriense e o América-RJ. Desta vez, porém, o time de General Severiano ficou com o título.

O andamento na Taça Rio, porém, é completamente diferente de um ano para o outro. Em 2005, o trio Flamengo, Fluminense e Vasco acordou e foi à semifinal. Apenas o Volta Redonda, dos pequenos, voltou a se classificar. O time tricolor foi campeão e, posteriormente, venceu também o Estadual. Desta vez o trio está próximo da eliminação.

A ÚLTIMA RODADA:

Portuguesa-RJ x Botafogo - Luso-Brasileiro
Nova Iguaçu x América-RJ - São Januário
Volta Redonda x Fluminense - Raulino de Oliveira
Friburguense x Americano - Correão
Flamengo x Vasco - Maracanã

Fonte: Pelé.Net