Futebol

Pensando na Copa do Brasil, Vasco e Ceará estreiam no Brasileiro

Ceará e Vasco dão o pontapé inicial para a disputa do Campeonato Brasileiro de 2011 neste sábado, às 18h30m (de Brasília), no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O pensamento dos torcedores de ambos os clubes, no entanto, está bem mais ao Sul do país. Os times estão na disputa da semifinal da Copa do Brasil e, na próxima quarta, vão decidir uma vaga na final. Depois do empate por 1 a 1 na Colina, a equipe carioca encara o Avaí em Florianópolis. O Vovô, que ficou no 0 a 0 no PV, vai até Curitiba medir força com o Coxa.

Diante deste momento decisivo, tanto Ceará quanto Vasco utilizarão praticamente só reservas neste sábado. Nas prováveis escalações, apenas um titular de cada lado - Thiago Humberto no Vovô e Fernando Prass no Gigante da Colina.

No último Brasileiro, Ceará e Vasco tiveram campanhas parecidas. O time de Fortaleza terminou em 12º lugar com 47 pontos. Os cruz-maltinos somaram 49 pontos e ficaram na 11ª posição. Ambos se classificaram para a Sul-Americana.

O SporTV transmite a partida ao vivo, menos para o estado do Ceará. O canal Premiére, pelo sistema pay-per-view, mostra o duelo para todo do Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. Jailson Macedo Freitas (BA) será o árbitro. Ele será auxiliado por Alessandro Matos (Fifa/BA) e Adson Leal (BA).


Ceará: para o Vovô, a partida tem a importância de estrear com o pé direito na competição, diante dos seus torcedores, e manter o astral elevado para a Copa do Brasil.

Vasco: os cruz-maltinos também querem ganhar mais moral para a dura batalha que terá em Florianópolis na próxima quarta. Para os reservas que entrarão em campo, será a chance de tentar colocar uma pulga atrás da orelha de Ricardo Gomes.

ESCALAÇÕES

Ceará: a tendência é que o técnico Vagner Mancini, que fez mistério sobre os 11 que entrarão em campo, escale apenas um titular, o meia Thiago Humberto. O zagueiro Diego Sacoman foi inscrito nesta sexta e deve formar a defesa com Cléber. A provável formação do Vovô é: Adílson; Diego Macedo, Cléber, Diego Sacoman e Ernandes; Heleno, Eusébio, Murilo e Thiago Humberto; Sinho e Júnior.

Vasco: o técnico Ricardo Gomes também só deve escalar um titular, o goleiro Fernando Prass. A maior dúvida é se Fagner e Ramon começarão jogando ou também serão poupados para a Copa do Brasil. Apesar de ser considerado o 12º jogador do time, Bernardo não deve iniciar, também para evitar desgaste. A equipe cruz-maltina deve entrar em campo com: Fernando Prass, Irrazábal (Fagner), Douglas, Jomar e Marcio Careca; Eduardo Costa, Diego Rosa, Enrico e Jéferson; Caíque e Elton.

DESFALQUES

Ceará: o zagueiro Fabrício, que está com um estiramento no músculo adutor da coxa esquerda, e o lateral-direito Boiadeiro, que está em fase de recondicionamento físico após se recuperar de lesão, estão fora da estreia no Brasileiro. Não há atletas suspensos.

Vasco: Cesinha e Nilton estão no departamento médico. O zagueiro está com um problema na coxa, enquanto o volante fez uma cirurgia nos ligamentos do joelho e só deve retornar em agosto. Fernando ainda está em recondicionamento físico. Não há jogadores suspensos.

FIQUE DE OLHO

Ceará: contratado pelo Vovô com fama de artilheiro, Junior ainda não conseguiu repetir o sucesso que teve no Vitória. Neste sábado, com a decisão de escalar um time misto, o atacante deve ter a chance de jogar. Será uma oportunidade boa para ele tentar começar a mudar sua cotação com os torcedores alvinegros.

Vasco: muito querido por parte da torcida cruz-maltina, o atacante Elton, reserva após a chegada de Alecsandro, terá uma nova chance de mostrar que não perdeu o faro para balançar a rede. O último gol feito pelo centroavante ainda está bem vivo na cabeça dos torcedores: o de empate em 1 a 1 com o Atlético-PR, em São Januário, que classificou o time para a semifinal da Copa do Brasil.

O QUE ELES DISSERAM

Eusébio (meia do Ceará): \"Temos que estrear com o pé direito. Quem o Mancini escolher para entrar em campo vai dar o melhor para levar o Ceará aos três pontos. Este jogo é uma grande oportunidade para todos. Quem não quer enfrentar um Vasco em um Brasileiro da Série A? Nosso início de competição tem que ser ainda melhor do que fizemos no ano passado.\"

Fernando Prass (goleiro do Vasco): \"É difícil prever a dificuldade de um jogo apenas por ser o time titular ou não ser. Digo isto até pelo time do Vasco. A equipe que entrará em campo é de muita qualidade e no dia a dia vem trabalhando contra os chamados titulares. E muitos deles já foram titulares. Independente da escalação do Ceará, será complicado, até porque estamos jogando n casa deles.\"

CURIOSIDADES

* O Ceará nunca derrotou o Vasco na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentaram nove vezes. Foram cinco vitórias dos cariocas e quatro empates.

* Em 2010, Ceará e Vasco vinham da disputa da Série B e estrearam com resultados diferentes no Brasileiro. O Vovô venceu o Fluminense por 1 a 0, em Fortaleza, e o time carioca perdeu por 2 a 1 para o Atlético-MG, em Belo Horizonte.

* No Brasileiro de 2010, o Ceará disputou 19 jogos em casa e fez 36 pontos: nove vitórias, nove empates e apenas uma derrota. O revés foi justamente diante do Vasco, que fez 2 a 0 na 19ª rodada.

ÚLTIMO CONFRONTO

Na última vez que Vasco e Ceará se enfrentaram foi no dia 5 de dezembro de 2010. Em São Januário, os cruz-maltinos fizeram 2 a 0, com gols de Dedé, aos 32 minutos do primeiro tempo, e Bruno Paulo, aos dois da segunda etapa. O técnico Paulo César Gusmão escalou seu time com: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Douglas e Ramon; Jumar, Rômulo, Allan e Caíque, Bruno Paulo (Jonathan) e Éder Luis. O Vovô foi escalado pelo treinador Dimas Filgueiras com: Alves; Boiadeiro, Fabrício, Erivelton, Michel; Eusébio, Heleno, Júnior Cearense (Camilo) e Reina (Luizinho); Magno Alves e Marcelo Nicácio (Kempes). Na ocasião, Heleno foi expulso.

Fonte: ge