Futebol

Pênaltis já foram uma dor de cabeça no Vasco

O técnico Antônio Lopes confirmou, nesta terça-feira, que, na ausência de Edmundo, o goleiro Tiago será o responsável pelas cobranças de pênaltis do Vasco. E o pênalti é uma arma do Vasco em 2008. Foram 16 em 23 partidas, sendo três (Americano, Itabaiana e Criciúma) decisivos. Porém, as cobranças já causaram polêmicas em São Januário.

O que mais marcou os vascaínos foi no ano 2000. O palco era o Maracanã. O espetáculo, o Mundial de Clubes, o primeiro organizado pela entidade máxima do futebol, a Fifa. Mas o astro Edmundo acabou errando a cobrança que deu o título ao Corinthians.

Naquele mesmo ano aconteceu outro problema. Romário e Edmundo brigaram depois do Baixinho pegar a bola e cobrar um pênalti em São Januário. O Animal não ficou satisfeito e se referiu a Romário como o príncipe e o presidente Eurico Miranda como o rei do Vasco. Em resposta, o Baxinho soltou a célebre frase "Agora a côrte toda está feliz, o Rei (Eurico Miranda), o príncipe (Romário) e o bobo (Edmundo)".


E foi dos pés do Animal que o pênalti voltou a dar dor de cabeça aos cruzmaltinos. Na semifinal da Taça Guanabara deste ano Edmundo perdeu uma cobrança contra o Flamengo e o Vasco foi eliminado do primeiro turno do Estadual.

O mais recente aconteceu no último fim de semana: a cobrança de Pablo bateu caprichosamente na trave do Fluminense e determinou o adeus definitivo do Vasco ao Campeonato Carioca.

Fonte: Lancepress