Futebol

PC Gusmão rejeita cartilha de comportamento para atletas

\"PCNo encerramento da série “A fórmula da excelência”, publicada pelo caderno Jogo Extra em quatro partes, desde o domingo passado, profissionais ligados ao futebol fazem recomendações para que os jovens atletas, que despontam para o sucesso praticamente da noite para o dia, consigam manter o foco em sua profissão, apesar de todas as tentações que os cercam.

Perguntados sobre como controlar esses jovens atletas e fazê-los compreender a importância da dedicação às suas carreiras, da abdicação de determinados prazeres da vida que o dinheiro traz com mais facilidade, a resposta de alguns dos profissionais mais gabaritados do meio futebolístico foi unânime: É difícil e complicado.

Estabelecer regras e reafirmar por escrito os deveres que o atleta tem em relação ao clube que o emprega - e para o seu próprio sucesso – funcionam na prática?

Paulo César Gusmão, o técnico do Vasco da Gama, rejeita as cartilhas e prefere a conscientização:

— Nada de cartilha. Acho que a maior cartilha na nossa vida é a nossa consciência. É você ter consciência daquilo que você é e daquilo que precisa fazer para ser melhor.

Fonte: Blog Jogo Extra