PC Gusmão: "O Vasco é uma mescla de alegria com responsabilidade"
É público e notório que o Vasco teve, com a chegada de PC Gusmão, não apenas um salto de qualidade técnica, comprovada pelos números, mas também uma sensível melhora do ambiente na Colina. Em entrevista à Super Rádio Brasil, PC Gusmão fala dessa mistura de alegria com responsabilidade que implantou no grupo e faz mistério sobre as opções que pretende usar em caso de não poder contar com Carlos Alberto:
\"A gente vai vendo essa situação. Estamos levando 19 para o caso do Carlos Alberto não jogar. A gente treinou ontem bem. Fizemos um coletivo para observar algumas situações para que a gente possa ter essa alternativa se ele não jogar. Testamos duas situações ontem, no coletivo. Lá a gente opta pelo que for melhor. Ainda vai ter uma conversa antes da para a definição, caso venha a ocorrer essa ausência.\"
Jogar com alegria ganha jogo ou contribui?
\"Contribui. Para fazer tudo na vida, você tem que ter alegria, você tem que fazer com prazer. Não dá para fazer as coisas por obrigação. Tudo na vida é alegria. Agora, a gente tem que ter felicidade e alegria com responsabilidade.\"
A mescla de alegria com responsabilidade vem acontecendo no Vasco?
\"Vem. Vem porque a gente vem se cobrando por isso. A gente vem a todo momento dessa forma. A gente se cobra, a gente trabalha, a gente mostra os resultados dentro do treinamento, no dia-a-dia, pelas avaliações. Isso aliado à parte técnica e tática. Acho que eles tem que estar felizes pelo que eles vêm fazendo de produção dentro da competição até o momento. Mas a gente tem muito, ainda, a evoluir, para que a gente tenha um ganho ainda maior dentro da competição. \"
PC Gusmão resgatou a alegria do grupo do Vasco?
\"Não. Eu apenas contribuí, dando uma parcela. É uma engrenagem, onde todos têm a sua responsabilidade. Eu tenho a minha responsabilidade de trabalhá-los da melhor maneira possível, criando um clima, uma atmosfera que favoreça o trabalho bem-feito. Acho que eles estão assimilando muito rápido essa forma como a gente trabalha. Fazendo com prazer, mesmo sabendo que tem o desconforto, que tem a dor, que tem o sacrifício, no momento em que você conquista uma vitória, essas palavras ficam de fora, por aquele sentimento bom, de conquista.\"
A alegria do Vasco pode vencer a tristeza do São Paulo?
\"Tristeza, lógico que têm, porque são jogadores qualificados, que estão acostumados a ganhar. Se você está acostumado a ganhar e você passa um momento difícil, você fica triste. Mas a única forma de reverter isso é a vitória. A gente sabe de todos esses ingredientes. Por isso que a gente sabe que as dificuldades serão imensas.\"
- SuperVasco