Palmeiras x Vasco: tira-teima de um duelo histórico na América do Sul
Tetracampeões do Brasileirão, Vasco e Palmeiras são experts quando a missão é fazer grandes jogos em competições continentais. Rivais na primeira fase da Copa Sul-Americana, paulistas e cariocas já se enfrentaram duas vezes em torneios entre clubes das Américas e cada um se deu bem uma vez. Em 1999, pela Libertadores, classificação alviverde, com vitória por 4 a 2 em São Januário. No ano seguinte, o troco do Vasco: sensacional virada e conquista da Mercosul, no Palestra Itália.
Campeão da Libertadores de 1998, o Vasco estreou no ano seguinte justamente contra o Palmeiras, já nas oitavas-de-final. Na primeira partida, dia 14 de abril de 1999, empate por 1 a 1, em São Paulo, gols de Oséas e Guilherme. Uma semana depois, show de Alex. O camisa 10 chamou a responsabilidade e deu a vitória por 4 a 2 para o Verdão diante de mais de 15 mil vascaínos. Com dois gols dele, um de Paulos Nunes e outro de Arce, Luizão e Ramón descontaram, o Palmeiras despachou o Vasco e seguiu rumo ao título inédito.
Pouco mais de um ano depois, o troco. Na decisão da extinta Copa Mercosul, o Vasco venceu a primeira partida, em casa, por 2 a 0, perdeu a segunda, em São Paulo, por 1 a 0, e foi para a \"nega\", no dia 20 de dezembro de 2000. 29.993 torcedores palmeirenses já davam o título como certo após Arce, Magrão e Tuta garantirem o 3 a 0 no primeiro tempo. Faltou, porém, avisar a Romário que a festa seria verde. Com três gols, um deles aos 48 do segundo tempo, o Baixinho comandou uma virada que entrou para a história do futebol sul-americano e levou a taça para São Januário.
Resta agora torcer e esperar para que essa tradição se repita na Copa Sul-Americana de 2008.
- SuperVasco