Futebol

Opinião: "2 de novembro, dia de reverenciar nossos ídolos"

Chegamos ao dia 2 de novembro com a obrigação de reverenciar os ídolos vascaínos do passado que nos deixaram, mas que foram importantes para o clube e sua imensa torcida. Lembramos do eterno goleiro Barbosa, que muitas glórias nos trouxe com suas defesas. Um injustiçado por muitos, mas um ídolo eterno para os cruzmaltinos.

Lembrado pelos vascaínos pelas suas intervenções precisas quando atuava pelo Expresso da Vitória, foi um dos maiores responsáveis pela conquista do I Torneio Sulamericano de Clubes Campeões, disputado no Chile em 1948, exatamente no ano do cinquentenário do clube.



Outro ídolo inesquecível foi Ademir Menezes, um atacante de arrancadas mortais, e gols espetaculares. Em um momento de confirmação de seu amor pelo VASCO DA GAMA, disse: “Sou um homem dominado pelo coração, e meu coração é Vasco”.

Ainda nos campos, destacamos um jogador que teve uma passagem meteórica pelo VASCO DA GAMA mas que deixou muitas saudades, Dener era considerado como uma das maiores promessas do nosso futebol.

Um jogador que marcou sua história no clube foi Jorginho Carvoeiro, atacante que fez o gol do primeiro título brasileiro do time do Almirante em 1974, e naquele mesmo ano, o nosso primeiro capitão a erguer a taça de Campeão Brasileiro foi o grande Alcir Portella, que também deixou muitas saudades, e sempre que o time do VASCO DA GAMA precisava, lá estava nosso capitão e comandante.

Dulce Rosalina em 1970
Alcir ergue taça de Campeão


Não poderíamos deixar de homenagear nossa torcedora símbolo, Dulce Rosalina, que foi a primeira mulher a presidir uma torcida organizada em 1956, e sempre deu o máximo em favor do clube que amava.

Dentre os primeiros ídolos do clube nos primeiros anos, lembramos de Paschoal, Torterolli, Rafagnelli, Russinho, Adão Brandão (Autor do primeiro gol do clube), Jair Rosa Pinto, Brilhante, Friaça, Feitiço, e tantos outros jogadores que fizeram a fama do Gigante da Colina.

Nossa singela homenagem a todos os vascaínos que hoje não estão entre nós, mas deram sua contribuição para o engrandecimento do nosso amado CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA.

Saudações vascaínas,

EU SOU VASCO E MINHA PAIXÃO NÃO TEM LIMITES.

JORGE LUIZ

Paixaodagama

Fonte: Blog Paixão da Gama, netvasco (fotos)