Imprensa

Entrevista exclusiva com Marco Vasconcelos, setorista do Vasco na Tupi

O Campeonato Brasileiro está chegando em sua reta final. O Vasco já não tem muito o que buscar na competição, já que está longe tanto do Z4 quanto do G4.

Sendo assim, a equipe já começa a pensar em 2011, a planejar um ano vitorioso. Por isso, procurei alguém que esteja presente no dia-a-dia do clube para falar um pouco sobre o 2011 do Vasco.

E ninguém melhor que algum setorista do Gigante da Colina. E o escolhido foi Marco Vasconcelos, setorista do Vasco na Rádio Tupi.

Para começar, gostaria que se apresentasse a torcida vascaína. Diga o que você faz na Rádio Tupi e qual sua \"relação\" com o Vasco?

Meu nome é Marco Antonio de Carvalho Vasconcelos. Na Tupi sou conhecido simplesmente como Marco Vasconcelos. Sou repórter da empresa desde setembro de 2007. Comecei na Rádio Carioca em 2006, no mesmo ano trabalhei na Rádio Livre (as duas com o meu amigo Garcia Jr). Em 2006 cheguei a Rádio Manchete com o Fábio Tubino. No início de 2007 comecei a cobrir o Vasco já na equipe de esportes com o Daniel Pereira e o João Guilherme. Cobri o milésimo gol do Romário e logo depois fui para a Tupi como estagiário. Com menos de dois meses fui contratado e cobri o Fluminense na Libertadores de 2008. No fim do ano após a queda, voltei a cobrir o Vasco, só que dessa vez na TUPI. Tenho uma identificação enorme com o Vasco, mas claro sempre colocando o lado profissional em primeiro lugar.

Nas últimas semanas, ouvi falar em vários nomes que poderiam reforçar o Vasco em 2011. Victorino, Araújo, Miralles, Júnior César, são alguns deles. Sabe alguma coisa em relação a isso? Algum desses nomes pode realmente pintar em São Januário?

O Victorino é um desejo antigo do Rodrigo Caetano, mas é caro e já foi falado, porém não agora. Miralles a mesma coisa. O Júnior César nem comentado foi.

Um dos assuntos que estavam em pauta na reunião com Rodrigo Caetano era a construção de um novo CT. O Vasco já está se movimentando para conseguir? Se sim, me diga como está o andamento

O Vasco há um bom tempo se movimenta. Mas existe a dificuldade financeira e o problema com penhoras, por isso precisaria haver uma doação. Eles trabalham em duas frentes. Doação de “alguém” ou da Caixa Econômica Federal. São três possibilidades: Recreio, Rio das Pedras e Vargem Grande. O da base deve ser em Magé.

Li uma notícia que dizia que a diretoria do Vasco estaria insatisfeita com uma provável falta de comprometimento de Carlos Alberto. Por causa disso teriam sido marcadas várias reuniões para discutir o futuro do jogador. Confirma isso? Há alguma possibilidade dele sair do clube?

Sempre há possibilidade de qualquer jogador sair. Carlos Alberto não teve um ano bom, mas ele é muito querido no clube e participou com importância do momento mais difícil do Vasco no ano passado. Aconteceu uma reunião, mas nada de pressionar ou ameaçar mandar embora. Apenas pra conversar e colocar na cabeça dele o quanto o próprio é importante.

O Vasco já acertou as renovações de Dedé e Fernando Prass. Alguns contratos terminam no fim do ano, como o do lateral Ernani e do zagueiro Titi e alguns terminam no meio de 2011, como o de Éder Luis e Zé Roberto. O Vasco já está se movimentando para renovar esses e outros contratos?

Não tenha a menor dúvida de que a diretoria vai tentar de tudo para que o Zé Roberto e o Eder Luis permaneçam. Mas ainda não se iniciou nenhuma conversa nesse sentido. Quanto ao Titi e ao Ernani, ambos não devem continuar. Agregando, além de Dedé e Prass, o Vasco renovou com o Rômulo e o Alessandro.

Aproveitando que falei de renovação de contrato, me diga qual a situação do Rafael Carioca. Já é certa a sua saída ou há alguma chance dele ficar? E quanto ao Fumagalli e ao Titi (seus contratos terminam no fim do ano), o Vasco pretende renovar?

Fumagalli é a mesma situação do Ernani e do Titi. Término de contrato. Rafael Carioca é muito difícil, mas a Traffic pode ajudar numa permanência no Vasco ou no Brasil, embora ele tenha contrato na Rússia.

Hoje, o Vasco tem um bom elenco. Mas o que falta ao time é um centroavante goleador. Com base nisso, sabe me dizer se um camisa 9 matador será um dos principais alvos do clube para 2011?

Não há ainda um nome certo. Mas eles estão procurando.

Para terminar, deixe uma mensagem ao torcedor vascaíno: O que esperar do Vasco em 2011?

O torcedor tem que entender que o momento continua sendo de mudança, reestruturação. É difícil ter paciência pra quem se acostumou a brigar lá em cima, mas vamos aguardar. O planejamento pra 2011 por enquanto está atrasado.

Por Breno Ferreira

Fonte: Blog CRVG