Futebol

Opinião: "Vasco e Coritnhians são clubes de primeira divisão"

São Januário recebeu mais de 25 mil pessoas no sábado. Um amigo, desses que não têm quase nenhum interesse em futebol, viu no RJ TV, e me perguntou o que o Vasco está exatamente disputando. Ele é um torcedor típico de Copa do Mundo, daqueles que compram cornetas de plástico, tomam todas e perturbam quem quer ver o jogo. Expliquei que há um campeonato por pontos corridos em andamento e que os últimos quatro colocados descem para a Segunda Divisão. Que o Vasco nunca foi rebaixado. E que é um dos quatro clubes que estiveram presentes todos os Brasileiros. O amigo balançou a cabeça, dizendo que agora sim, estava entendendo.

Não me surpreendi, pois, afinal, não há tanta dificuldade assim, mesmo para quem é quase alheio ao mais popular dos esportes. Complicado de compreender tudo isso, digo eu, é para quem acompanha efetivamente o cotidiano do futebol desde criança. É evidente que a torcida do Vasco não tinha outra atitude para tomar.

A presença dela foi fundamental para o 1 a 0 sobre o Santos.

Mas afirmo que é complicado porque não dá para entender uma porção de gente considerando essa situação normal, e mais, exaltando a vitória como se fosse um título.

Sábado vi o Corinthians comemorando o campeonato da Série B. O Corinthians não tem de comemorar Série B. Nem o Vasco tratar fuga da Segundona como se tivesse ganhado um título. O Vasco e o Corinthians são clubes de Primeira. O lugar deles é na elite. Quando seus torcedores começam a considerar tudo isso natural é porque algo está fora da ordem. É, desse jeito o meu amigo vai acabar fazendo confusão.

Fonte: Coluna de Roberto Assaf