Torcida

Opinião: "Uma semana inteira para você reclamar!"

Ei, voce aí! Você mesmo, que adora reclamar de tudo, enfim chegou seu momento. Reclame das pixotadas do Vilson, cada dia menos raras; reclame do fominha do Adriano, que vive a se jogar no gramado; reclame do Amaral, que não marcou ninguém hoje; reclame do Élton, que mal encostou na bola; reclame do Fágner, que marcou tão mal quanto apoiou; reclame do Ramón, que as vezes exagera na vontade; reclame do Enrico, que não ouve nem os próprios pensamentos de tanto que o vaiam; reclame também do Dorival, que põe o Enrico pra jogar.

Reclame do que quiser, até da torcida, que esteve em São Januário disposta a emendar as vaias de sábado antes mesmo da bola começar a rolar.

O leitor perceberá que poucos não tiveram seu nome na lista de reclamações, logo, atento e perspicaz como é, saberá que crucificar este ou aquele jogador não cabe nessa anál ise. Uma coisa é você criticar um jogador que não esta jogando bem e por isso destoa dos demais. O destoante, no jogo contra o Figueirense, se houvesse, seria aquele que estivesse jogando bem. Mas, como antecipei, hoje é seu dia meu caro \"reclamão\". A sua tese esta confirmada (?), espero que não para o seu deleite.

Confesso que esperava escrever um artigo na mesma linha dos últimos, exaltando a conquista de mais 3 pontos e torcendo a cara para o futebol apresentado. Ahhh... antes fosse. A derrota categórica que nos foi imposta pelo organizado time do Figueirense guarda apenas uma semelhança com as outras três derrotas sofridas: O Vasco não jogou bem. Vamos então as diferenças.

O primeiro tempo, como já é de praxe, foi solenemente ignorado pela equipe do Vasco. Até aí, tudo igual. Mas a diferença vinha de Florianópolis, embalada, paciente, organizada e eficiente. O Figueirense se sentia no Orlando Scarpelli, e o Vasco, se sentia na primeira divisão. Em dado momento ti nha-se a nítida impressão que o gol catarinense era questão de tempo, pois de fato eram os merecedores do tento. Saímos da primeira etapa perdendo de justos dois gols a zero. Até tentamos algo no segundo, mais na base do \"bumba meu boi\" que outra coisa. Perto do fim, fizemos nosso imerecido gol, originado em cobrança de falta que nem eu, você, e, que dirá o árbitro, entendemos.

Alguns jogadores saíram de campo chateados com as vaias da torcida, sob o argumento de que não é esse o papel do torcedor, que este deve apenas apoiar incondicionalmente o time e fechar os olhos a realidade. Antes eles devem entender que só vaiamos porque estamos na ânsia de aplaudir. Queremos ver nosso time vencer, ainda mais quando o mesmo joga a segunda divisão. Se para os jogadores a vaia é ruim, para nós torcedores é pior ainda. Evidente que existe aquele sujeito que adora vaiar, e tem prazer quase sexual de dizer a frase \" eu avisei\". São os Reclamões, que enxergam milhões de defeitos no pró prio time, mas não tem a capacidade de reconhecer algo tão simples e óbvio: O outro time, pasmem, jogou melhor que nós. Não perdemos, fomos vencidos.

Agradecemos ao nosso leitor João Vitor Carvalho pelo envio da matéria.

Quer enviar a sua também? Acesse o Vc no SV e saiba como fazer!

Fonte: Blog do Almirante