Futebol

Opinião: "Um artilheiro, uma dúvida"

Foram semanas de negociações. Idas e vindas, boatos. E nesta quinta-feira, finalmente, o Vasco reapresentou o atacante Élton, um dos artilheiros da Série B 2009 (aliás, agora o cruzmaltino passa a ter dois deles, depois da contratação de Rafael Coelho). Talvez se o negócio tivesse sido fechado em meados de dezembro, o torcedor vascaíno teria achado ótimo, mas, e agora? Valeu a pena trazer o camisa 9?


No primeiro semestre Élton nem fez tantos gols, mas, agradou pela disposição
Já me adianto dizendo que não achei a contratação de Élton necessária. O Vasco tem dois centroavantes do elenco, Dodô e Rafael Coelho, há uma pequena possibilidade de se formar uma dupla, utilizando esses três nomes. Afinal, o “artilheiro dos gols bonitos”, até pela idade, tende a ficar mais fixo na área; o atacante vindo do Figueirense é um jogador de explosão; enquanto Élton, jogou o segundo semestre de 2009 bem mais dentro área, normalmente se posicionando entre os zagueiros.

Para isso, achava mais necessário o Vasco trazer um atacante de mais movimentação. Pois de fato, com essas características, só tem Rodrigo Pimpão no elenco. Carlos Alberto, Caíque e Phillipe Coutinho, eventualmente podem fazer essa função, mas, de origem são meias, e por lá, devem ficar. Se falou em Rafael Sóbis, mas, outros nomes poderiam ser contratados como Herrera, que interessava ao clube antes de ir para o Botafogo; Muriqui, que se destacou no Avaí; ou Leandro, que estava no Japão e acabou indo para o Grêmio.

Além disso, há outro problema com Élton, que foi muito bem diagnosticado pelo jornalista Lédio Carmona em sua coluna para o Jornal Extra, há alguns dias atrás. Na última temporada ele foi dois jogadores diferentes. O primeiro apareceu durante o Carioca e jogou até as semi-finais da Copa do Brasil. Voluntarioso, raçudo, foi peça fundamental no ótimo primeiro semestre vascaíno. Porém, com o começo da Série B, ele passou a ser um centroavante trombador, e também ganhou uma “máscara” enorme. Passou a ser um jogador reclamão e que se dedicava menos ao elenco, pensando mais em se tornar artilheiro do que qualquer outra coisa. Pelo menos, essa era a impressão que passava ao torcedor.

Resta saber qual deles retornará ao Vasco. Se o primeiro voltar, ele pode brigar pela vaga de titular, e até vencer a disputa. Já se o segundo vier de novo a São Janu, provavelmente, não ganhará a disputa com Dodô e Rafael Coelho. Aí, lá para maio ou junho ele arruma as malas e vai jogar no Catar, Ucrânia, ou qualquer canto inóspito do futebol.

Agradecemos ao nosso colaborador Bruno Guedes, do site Rivais do Rio, pelo envio da matéria.

Você já enviou sua notícia para o SUPERVASCO.COM? Se não enviou ainda, faça-o através da seção VC no SV e torne-se um colaborador do site.

Fonte: Blog Rivais do Rio