Futebol

Opinião: que venham os clássicos!!!

Passadas 3 rodadas da Taça Guanabara já é possível visualizar alguma coisa dos times do Rio. É bom deixar claro que os times de menor apelo popular vieram ao campeonato mais fracos que nas edições anteriores. América, Americano e Madureira, por exemplo, são inferiores aos dos últimos anos. Cardoso Moreira, Mesquita e Resende, são muito ruins. O Duque de Caxias é apenas razoável, mas esforçado, em que pese a goleada imposta pelo Flamengo e o Macaé é um tantinho mais que o Duque de Caxias. Nenhum deles chega à semi-finais de qualquer turno. Sobre os grandes, o Botafogo e o Flamengo sobram na turma. O Fluminense paga o preço das mudanças e, embora não esteja tão mal assim, mesmo com o empate diante do Macaé, sofre com as questões entrosamento e posicionamento.

Já o Vasco, sei que não serve de parâmetro, mas com a vitória sobre o Mesquita, ganha moral para crescer na competição e ganha rodagem, já que não fez uma pré-temporada discreta. O Vasco está sendo forjado na marra, com os jogos e só jogando pode e vai mudar essa imagem desacreditada. O Botafogo é a grande surpresa! Particularmente esperava uma dificuldade grande por conta da reformulação do time, mas o Zé Carlos entrou muito bem e o Jorge Henrique faz um início de campanha excepcional. Eles dois estão colocando o time do Cuca ( foto ) pra rodar. Parece que o Botafogo joga junto há uns dois anos e não é assim, todo mundo sabe. São jogadas ensaiadas, troca de passes bem executadas, um posicionamento compacto e consistente dentro de campo, enfim, o Botafogo chama a atenção neste início. Mais que o Flamengo, que mexeu pouco, ou quase nada e, por isso, está atropelando todo mundo. O time do Joel já tem conjunto e leva vantagem nesse ponto. Como ambos lideram os seus grupos e são os únicos a ter 100% de aproveitamento, vejo-os como finalistas da Taça Guanabara.

Estou ansioso pelos clássicos. Acho que teremos jogos de alto nível. Essa fase de confrontos contra pequenos pode ser enganosa e só serve de complemento ao trabalho de preparação das equipes, por isso, os clássicos serão decisivos. Aliás, nunca os clássicos foram tão decisivos na história recente do Campeonato Carioca. Nos últimos anos os pequenos tiravam pontos irrecuperáveis dos grandes e em jogos seqüenciais muito duros, agora, acho pouco provável que um dos quatro grandes tropece duas vezes seguidas diante deles. Sábado tem Vasco e Botafogo e é aí que o campeonato começa!

Fonte: Blog Na Marca do Pênalti - Jorge Eduardo