Futebol

Opinião: "Que a história se repita!"

No primeiro turno, o Vasco venceu o Atlético-PR por 3 a 1 em São Januário, no jogo que seria o segundo na série de 14 partidas invicto que teve no campeonato. Naquela época, estávamos em ascenção no campeonato e a febre dos empates não havia acometido o time. Coincidentemente, encaramos novamente o Furacão – dessa vez na sua casa – numa ascendente e sem o estigma dos placares iguais. O que a torcida vascaína espera é que a história se repita e consigamos mais uma vitória sobre os rubro-negros paranaenses.

Mas se o momento do Vasco lembra o do turno, o Atlético mudou completamente sua história no returno. Naquela época, nosso adversário de hoje amargava a penúltima posição no campeonato e estava em crise. Carpegiani tinha assumido a equipe há pouco tempo e ainda procurava o equilíbrio para seu time. Hoje, o Furacão ocupa a 5ª posição (com 42 pontos) após uma bela recuperação no campeonato.

Dos jogadores rubro-negros que estavam em campo na primeira partida, apenas Rhodolfo, Chico, Paulo Baier, Paulinho e Maikon Leite (e talvez o Branquinho, que ainda é dúvida) começarão a partida. O treinador também não é o mesmo: Sérgio Soares assume o cargo recentemente deixado pelo Paulo César Carpegiani. Neto e Guerrón, que servem às suas seleções estão fora, assim como Bruno Mineiro, suspenso, são os desfalques. Se o Branquinho ficar mesmo de fora, o Atlético entrará em campo bem modificado. Não que isso ou a mudança repentina de treinador sejam vantagens tão grandes assim. Jogando na Arena da Baixada, o Furacão sempre conta com o apoio incondicional da sua torcida e sempre complica a vida dos seus oponentes. Vide seu retrospecto em casa, com apenas uma derrota.

E se o clube paranaense não conta mais com o seu PC, o Vasco também não poderá contar com o seu. O STJD suspendeu PC Gusmão por uma partida como punição por sua expulsão no jogo contra o Inter no Beira-Rio. O treinador vascaíno deverá se virar com os habituais rádios para comandar a equipe, que tem algumas alterações com relação à partida contra o Goiás. Titi parece ter mesmo esgotado suas chances e nem viajou para Curitiba. No seu lugar entra o Cesinha, que entrou nas duas últimas partidas e foi bem. Por outro lado, o outro jogador que a torcida quer ver longe do time volta a ser titular: Rafael Coelho segue como companheiro do Éder Luis no ataque.

No meio, ainda sem poder contar com Carlos Alberto e Felipe, Gusmão deve voltar a escalar o meio de campo com três volantes e com Zé Roberto solitário na armação. Sorte que Fellipe Bastos, nosso volante mais ofensivo, volta de suspensão e tem condições de jogo. Outro que volta ao time é o Jumar, depois de cumprir suspensão por ter sido expulso no jogo contra o Santos. Ele toma o lugar do Romulo e deve atuar quase como um terceiro zagueiro.

Com um meio de campo eminentemente brigador, precisaremos contar muito com o apoio dos laterais. Fagner, em excelente fase, não deve ter facilidades na Baixada. Com as boas atuações que vem tendo, o lateral direito certamente terá uma marcação firme quando apoiar o ataque. Quem pode compensar isso é o Max, que deve ter mais liberdade e travará um duelo com nosso velho conhecido Elder Granja. Pelo que sabemos de ambos, dá pra apostar no garoto.

O jogo certamente será uma pedreira. Mas isso significa também que será um bom teste para essa nova arrancanda que ainda está no início. Conseguir uma vitória fora de casa, contra um adversário em posições acima na tabela e que não acostumado a perder dentro dos seus domínios será uma bela prova de força para a equipe cruzmaltina. A parada é difícil, mas está longe de ser impossível. Se o Vasco jogar com a aplicação com que vem atuando, temos tudo para fazer a história do primeiro turno repetir, mesmo diante da torcida adversária.

Ficha técnica:

ATLÉTICO-PR xVASCO
João Carlos, Elder Granja, Manoel, Rhodolfo e Paulinho; Deivid, Chico, Maikon Leite, Paulo Baier e Branquinho (Iván González); Federico Nieto.Fernando Prass; Fagner, Cesinha, Dedé e Max; Jumar, Rafael Carioca, Fellipe Bastos e Zé Roberto ; Eder Luiz e Rafael Coelho
Técnico: Sérgio SoaresTécnico: PC Gusmão.
Estádio: Arena da Baixada, Curitiba (PR). Data: 06/10/2010. Horário: 21:50h. Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (SP – FIFA). Assistentes: Ednilson Corona (SP – FIFA) e Emerson Augusto De Carvalho (SP – FIFA).
A Rede Globo transmite a partida para os estados do RJ, PR (exceto Curitiba), ES, MG (exceto Varginha, Coronel Fabriciano e Montes Claros) GO, TO, BA, AL, PB, RN, CE, PI, MA, AM, RO, AC, RR, AP, DF e as cidades de Santarém/PA e Petrolina/PE. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, exibe a partida para todo o Brasil.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha o confronto em Tempo Real, com vídeos


***

Fernando Prass desmentiu, via Twitter, que tenha se encontrado com o dono do Flu presidente da Unimed/RJ, Celso Barros. No seu site, Prass foi além: “Tenho desejo de permanecer no Vasco, ganhar títulos e entrar para a história do Clube”, declarou nosso camisa nº 1.

O boato, como não podia deixar de ser, veio de certa emissora de rádio que vive se equivocando na cobertura que faz sobre o Vasco.

Nem preciso falar o nome da emissora, não é mesmo?
Hoje termina o primeiro turno do prêmio Top Blog 2010. Quem ainda não votou pelo bicampeonato do Blog da Fuzarca tem uma última chance. Basta clicar aqui

Fonte: Blog da Fuzarca - JC Barbosa