Imprensa

Opinião: "Informação x Confusão"

A torcida do Vasco é interessada e participativa. Quando tem a oportunidade, procura saber tudo o que pode a respeito do seu clube, seja em jornais, tvs, rádios ou internet.

Nos dias de hoje, isso é um problema.

Isso porque atualmente, o Vasco voltou a ser vitrine. A expectativa pela equipe que será montada para a disputa do Brasileiro 2010 faz com que todos os jornalistas esportivos do país fiquem ouriçados com qualquer possibilidade ínfima de um furo de reportagem. Se um jogador do último colocado da Série D disser que sonha jogar na Colina, em minutos ele se transforma no mais novo reforço do Vasco.

A torcida, que obviamente também está ansiosa por novidades, tem parte de culpa nisso. Pra muitos, qualquer notícia é verdade absoluta, seja qual for a informação, seja qual for a fonte. Qualquer dia São Januário será alvo de protestos porque saiu na mídia que o clube pretende negociar toda sua divisão de base por um pacote de mariolas.

Mas da torcida – apaixonada, impaciente e inconstante como qualquer uma – isso já era esperado. Mas a imprensa, que deveria ter um papel mais responsável nessa história toda, podia ser mais cuidadosa. Os boatos e especulações jorram na mídia para em minutos serem contestados. Tem muita informação de “fonte próxima” e muito pouca de quem realmente decide as coisas. Aqui mesmo já pintou um lance desses (não se esqueçam, eu TAMBÉM sou torcedor).

Fazendo um resumo do que foi noticiado somente nos últimos dias, podemos ver como as notícias estão mais à serviço da confusão que da informação:

Dorival teria pedido alto. Em seguida, divulgam que a proposta do treinador tinha sido feita dias depois. Tinha recebido uma proposta do Grêmio. Dorival negou o fato. Agora, dizem que ele chegou a fazer uma pedida salarial ao tricolor gaúcho.

O Grêmio anunciaria o Dorival. Depois havia desistido da contratação. Logo depois, tinha desistido de desitir.

Geovane Maranhão foi o primeiro reforço. Depois não tinha sido contratado.

Dodô estaria acertado com o Vasco. A informação foi desmentida pelos dois lados.

Durval e Rafael Carioca estariam com os dois (ou os quatro, como queiram) pés na Colina. Depois os empresários dos dois falam a mesma coisa: no momento, as chances tanto de um como do outro acertarem com o Vasco é nula.


Diante disso tudo, como é que a torcida vai saber o que é fato e o que é boato? Se a própria imprensa, com suas fontes infalíveis não sabe, como é que nós, meros torcedores, saberemos?

A nós, resta esperar definições oficiais dos dirigentes. Essa confusão jornalística só serve para uma coisa: passar a impressão de que o Vasco não definiu nada e que quem administra o clube está tão confuso quanto a cobertura da imprensa sobre o futuro do time. Que isso seja mesmo apenas uma impressão. 2010 está aí e se a imprensa pode estar completamente embananada, a diretoria não pode se dar a esse luxo.

***

O volante Allan está sendo julgado AGORA pela sua expulsão no jogo contra o Campinense. Enquadrado no artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – prática de agressão física – o jovem jogador pode pegar um cancho pesado: sendo considerado culpado, pode ter uma suspensão de 120 a 540 dias.

Quem quiser, pode acompanhar o julgamento – que começou às 13:30 de hoje – pelo Twitter do site Justiça Desportiva.

Fonte: Blog da Fuzarca - JC Barbosa