Opinião: Escolher rival é opção para o Vasco?
Terminada a sexta rodada da Taça Guanabara, alguns cruz-maltinos começaram a discutir sobre as semifinais do Carioca. Botafogo ou Flamengo? É possível o Vasco "escolher" rival para duelar na próxima etapa? Há margem para pensar em um tropeço proposital no clássico do próximo domingo contra o Fluminense, na Arena Amazônia?
Uma vitória na última rodada representará classificação em primeiro lugar, um empate decreta a permanência na segunda posição, e o revés contra o time das Laranjeiras terá como consequência provável o terceiro posto.
Sendo líder, tudo indica que o confronto nas semifinais seja com o Flamengo. Já se ficarmos como número 2 ou 3 da Taça Guanabara, o plausível é que enfrentemos o Botafogo. O primeiro dos citados nesse parágrafo, certamente passará pelo Bangu, e o segundo deverá superar o Boavista.
O fato de o Fla, no papel, ser mais forte que o Bota, no entanto, não garante que seja válido tentar fugir de um confronto. Até porque nossos dois piores jogos na competição foram nos clássicos contra a equipe de General Severiano, que é modesta, sim, mas muitissímo bem armada pelo mestre Ricardo Gomes.
Deixemos o oba-oba de lado, afinal de contas, o retrospecto contra o Rubro-Negro não conta nada no clássico que está por vir. A análise aqui precisa ser fria, de que o Vasco poderá perfeitamente vencer qualquer rival, desde o Fluminense nesse domingo, passando pelos dois outros prováveis classificados para as semifinais. Precisa jogar muito mais do que vem jogando há um mês, é bem verdade.
A classificação virou certeza com a vitória sobre o Madureira, assim como o decorrer da rodada praticamente eliminou a chance de encarar um pequeno daqui duas semanas, o que seria o maior incentivo para buscar o título da Taça Guanabara. Ainda assim, mesmo com um clássico pela frente na fase seguinte, não há motivos para pensar em jogo de cumpadres ou em perder de propósito.
Entre o clássico com o Fluminense e a possível final do Carioca, o Vasco viverá seu momento mais importante até agora. Saberemos exatamente quantas garrafas há para vender. Esses quatro jogos, por causa do formato adotado no campeonato, valem mais que os dois meses de bola rolando até aqui e vão expor todas as nossas virtudes e defeitos. Não vale a pena tirar o pé, por motivo algum.
Fonte: Blog Caldeirão Cruz-Maltino no ESPN FC- SuperVasco