Clube

Opinião: "É hora de agir para por fim (ou diminuir) aos "garfos" das arbitra

Destaco aqui, de forma especial afim de dar a ampliação que o tema merece, parte da minha última Coluna, em que trato do tema ARBITRAGENS DE FUTEBOL nos jogos contra o Vasco, e no jogo dessa noite, em que o Vasco venceu o Vila Nova (2x0) e a péssima arbitragem, que expulsou o atleta Robinho, e não vou adentrar o mérito se houve rigor excessivo ou não, mas sim, a falta de critério, em não expulsar alguns dos atletas do time goiano, que cometeram faltas idênticas ou até mais duras, sendo no máximo advertidos com um simples cartão amarelo, e onde o rodízio de faltas e o fato de as mesmas terem sido sucessivas e recorrentes, foi absolutamente ignorada pelo Árbitro e os seus auxiliares;

Sendo assim, eis a nossa análise sobre essa questão, e uma sugestão para coibirmos de forma preventiva, a tais \"garfos\" contra o Vasco, daqui para a frente e só registrando que tais informações, opiniões, dicas e sugestões (re)publicadas abaixo, já foram direcionadas e feitas ao Presidente Roberto Dinamite, ao VP de Futebol José Hamilton Mandarino e ao Diretor Executivo de Futebol, Rodrigo Caetano, ou seja, a nossa parte já foi feita:

\"ARBITRAGEM:

As arbitragens Brasileiras são vergonhosas, mas as dessa Série B, em especial nos jogos contra o Vasco, mais ainda, e toda a torcida presente ontem ao Caldeirão, percebeu isso de forma clara, e se revoltou e se exaltou com toda a razão, e até eu, que procuro ser um cara comedido, não resisti e antes do fim do 1º tempo, desci à beira das grades das Sociais, para dizer umas verdades no \"focinho\" do bandeirinha de meia tigela, e por uma grande coincidência, em um lance a seguir foi marcado o penalti, que o Souza sofreu e o Élton converteu, e isso até que me acalmou um pouco mais, e a todo o restante da torcida ali presente, também;

Mas os gritos da torcida de que só os \"mal intencionados\" (usaram outro termo) apitam os jogos do Vasco, foram fundamentais, para que a coisa melhorasse, ou ficasse menos pior, e eis aí, uma ótima pedida para todos os próximos jogos do Vasco, e de preferência gritar, antes mesmo do jogo começar para eles sentirem que todos estão atentos e ali, não tem otários;

De qualquer forma, convoco a todos a estarem protestando contra as arbitragens, de forma direta ao Ouvidor do Campeonato Brasileiro da Série B, cujos dados, informo abaixo:

ANTÔNIO ALVARES MIRANDA FILHO
Engenheiro civil, empresário, ex-diretor da Federação Bahiana de Futebol
Endereço - Caixa Postal 8652, CEP 41825-971, Salvador-Ba
E-mail: miranda.ouvidor@cbffutebol.com.br
Endereço: Caixa Postal 8652, CEP 41825-971, Salvador-Ba


E tem mais, quem souber os Mail\"s de contato da CONAF (e TJD e STJD também por sugestão do amigo e leitor, Nereu Figueiredo), favor informá-los aqui nos comentários, para que iniciemos uma defesa do Vasco, através desses canais, não queremos ser beneficiados, mas CHEGA DE GARFOS!

Vamos mostrar a FORÇA da NAÇÃO VASCAÍNA!

E ainda tem mais, vamos fazer denúncias também ao Ministério Público, baseados no Estatuto do Torcedor (Art. 5º, Inciso V), e eis o embasamento para tal (que deve também, ser um dos argumentos para obrigar a uma ação mais efetiva do Ouvidor da Competição, conforme determina os Art. 5º e 6º do referido Estatuto):

CAPÍTULO VIII

DA RELAÇÃO COM A ARBITRAGEM ESPORTIVA

Art. 30. É direito do torcedor que a arbitragem das competições desportivas seja independente, imparcial, previamente remunerada e isenta de pressões.

Parágrafo único. A remuneração do árbitro e de seus auxiliares será de responsabilidade da entidade de administração do desporto ou da liga organizadora do evento esportivo.

Art. 31. A entidade detentora do mando do jogo e seus dirigentes deverão convocar os agentes públicos de segurança visando a garantia da integridade física do árbitro e de seus auxiliares.

Art. 32. É direito do torcedor que os árbitros de cada partida sejam escolhidos mediante sorteio, dentre aqueles previamente selecionados.

§ 1o O sorteio será realizado no mínimo quarenta e oito horas antes de cada rodada, em local e data previamente definidos.

§ 2o O sorteio será aberto ao público, garantida sua ampla divulgação.

Fonte:

http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/2003/L10.671.htm


E se a resposta do Ouvidor, não for satisfatória. baseado no descumprimento do Estatuto do Torcedor, em especial, dos Art. 5º, 6º e 30º a 32º, MINISTÉRIO PÚBLICO, NELES!

http://www.mp.rj.gov.br/portal/page/portal/Internet/Servicos/Ouvidoria_Geral/Fale_com_o_MP

E cabe a Diretoria do Vasco (e eu me encarregarei de dar esse aviso, porque não sei dizer se eles tem acompanhado atualmente, coisa que a Gestão anterior, jamais fez, antes que Euricolândia e os cascateiros falem gracinhas e mentiras, algo típico deles, em especial, do último grupo) , acompanhar esses sorteios (e até mesmo, aos torcedores em geral, que lá puderem comparecer, e observem que a CBF nunca divulga dia e horário de tais sorteios, o que seria uma obrigação deles e um direito nosso), e mais, EXIGIR que os Árbitros para os jogos do Vasco, sejam do primeiro time, e não um de terceira categoria como o do jogo de ontem, e de alguns outros jogos, porque quanto menos \"famoso\", maior a chance de lambanças;

E não tem nada de que ter esse besteirol de ir protestar em frente a Sede da CBF, isso é inócuo e jamais deu resultado, e enquanto não se inicia uma frente de combate ao autoritarismo dos árbitros de futebol, ... em que o Vasco tem a obrigação de ser um dos líderes de tais medidas, que visem a por um freio na questão, de um mero Árbitro de Futebol, deter uma espécie de \"fé pública\", onde o que ele fala e diz, naquelas súmulas quase sempre mentirosas e mal redigidas, e na maioria das vezes, com requintes de dor de cotovelo, das estrelas que são os jogadores, e que por motivos óbvios, tem salários e condições de vida, muito superiores ao desses tais sopradores de apito;

E sendo assim, não tem cabimento também reclamar de corpo presente, como de maneira bem intencionada o Presidente Roberto Dinamite até fez, mas até de uma certa forma, acabou exposto ao ridículo com o \"presente\" de um Livro de Regras, os quais, o corporativista soprador de apito de outrora, e hoje cartola da arbitragem, não ensina aos seus comandados, que tem atuações cada vez piores, e dignas até, de Ações exemplares de conteúdo Penal, Cível e Indenizatório, para que esses tais, tomem vergonha na cara e sejam CORRETOS e IMPARCIAIS, como até a Legislação Federal, exige desses camaradas, conforme vimos acima;

Mas de qualquer forma, creio que enquanto a solução não vem de quem de direito (os comandantes do Futebol Brasileiro), além de fiscalizar os sorteios, cabe HOJE à Diretoria Vascaína, a contratação de um renomado Ex-Árbitro (de preferência NÃO Vascaíno, que é uma sugestão dada pelo amigo e leitor Edward Júnior e prontamente aceita, em nome da imparcialidade e da total isenção), para orientar aos atletas em palestras e principalmente, para ser uma espécie de FISCAL DE ARBITRAGENS, onde ele faça uma análise da atuação dos árbitros que trabalharem em jogos do Vasco, e depois faça um relatório, que seja divulgado Imprensa afora e em alguns casos até, no próprio Site Oficial do Vasco, e sem que esqueçamos, que um levantamento prévio do \"histórico\" de alguns Árbitros deve ser sempre feito, informado e atualizado de forma PÚBLICA e PREVENTIVA a cada vez que um desses tais, em especial aos que mais erram contra o Vasco, estejam avisados e a Nação Vascaína e a Opinião Pública idem, para que TODOS ESTEJAM DE OLHO NELES, e ELES saibam disso! \"


Extraído da Coluna publicada em 15/07/2009:

http://www.supervasco.com/colunas/a-eletrizacao-do-vasco-e-dos-vascainos-1536.html

Por:

Márcio Santos
Colunista e Colaborador do Site SUPERVASCO.COM
Integrante da Equipe do Programa SÓ DÁ VASCO

Fonte: SUPERVASCO.COM / SÓ DÁ VASCO