Futebol

Opinião: "Carlos Alberto - amadurecimento que nem todos reconhecem"

\"Carlos Que o Carlos Alberto às vezes tem atitudes irresponsáveis e impensadas é verdade. Verdade também que essas suas atitudes são cada vez mais raras e remetem ao passado, embora muitos ainda se neguem a reconhecer esse fato. Dentre eles se destaca o jornalista Juca Kfouri, que no programa Linha de Passe, da ESPN, chamou nosso capitão de \"Cérebro de Ostra\". O que me gerou profunda indignação.

O papel do jornalista não é desrespeitar o jogador de futebol, sobretudo quando ele não merece. Curioso é que em todas essas rodadas nas quais Carlos Alberto não foi punido, esse respeitável Jornalista sequer tocou no assunto. Não tocou também na violência que impõem ao nosso capitão em todas as partidas. Prefere taxá-lo de problemático e execrá-lo por uma expulsão. É mais prático e rápido do que assistir com atenção as partidas do Vasco.

Esse tipo de comportamento de parte da imprensa que colabora para a perseguição imposta ao nosso capitão. O juiz, que já tem a certeza da impunidade caso erre uma, duas ou cem vezes numa partida, se sente ainda mais tranqüilo para punir Carlos Alberto, mesmo que nem sempre ele mereça. Sabe que terá o total respaldo da imprensa, que prefere taxá-lo como problemático ao invés de analisar cada situação com a devida atenção. A maioria dos cartões amarelos recebidos pelo camisa 19 são fruto de reclamações. Justíssimas por sinal.

Ninguém tem sangue de barata para apanhar todo jogo, o tempo inteiro, sem falar um punhado de besteiras para o juiz, que nada faz. Carlos Alberto tem o direito de reclamar o quanto quiser enquanto as arbitragens continuarem a fazer vista grossa aos bandidos de chuteira que o perseguem impiedosamente dentro de campo.

Não quero passar a mão na cabeça de Carlos Alberto, mas é justo que reconheçam seu amadurecimento. A expulsão no sábado foi de fato besta, e poderia ter sido evitada, o que não evitaria sua ausência no próximo jogo, já que o cartão amarelo do primeiro tempo o obrigaria a cumprir suspensão. Hiper-dimensionam a expulsão do Carlos Alberto e desprezam a violência que lhe é imposta em todos os jogos, e pior, com o total consentimento de quem deveria estar lá para proteger os que sabem jogar futebol. Este sim, o Juiz, deveria levar um cartão vermelho por permitir que a violência corra solta e, sobretudo, por dar risíveis 1 minuto e 45 segundos de acréssimos a um jogo que ficou parado ao menos 7 minutos. Essa é a arbitragem Brasileira, que só pune quem quer e quem pode dar espetáculo.

Por João Vitor Carvalho

Fonte: -