Opinião: Bacalhau saboroso
Antes do jogo, o fanfarrão Vampeta soltou mais uma des suas provocações ao dizer que o Timão iria comer bacalhau, numa alusão ao Vasco da Gama.
Pois para o Corinthians, o bacalhau foi bastante indigesto. O único time que saboreou alguma coisa ontem à noite em São Januário foi o Vasco. Jogando bem, o time cruzmaltino não deu chances ao rival e venceu por 2 a 0.
O resultado espelha bem o contraste que vivem as duas equipes.
O Vasco foi a 30 pontos e assumiu a terceira colocação. De quebra ainda manteve uma invencibilidade de 20 partidas em São Januário (14 vitórias e seis empates) e consequente ótimo retrospecto em casa no campeonato (7v-2e-0d).
Já o Timão, que não consegue emplacar duas vitórias seguidas desde o início do Brasileirão, amarga a incômoda 17acolocação, na zona de rebaixamento.
O time paulista começou o jogo com Gustavo Nery em sua reestréia na meia e com o volante Carlão improvisado na ala esquerda.
O Vasco teve a volta do zagueiro Jorge Luiz. Foram as mudanças corintianas, porém, que interferiram mais na partida.
Se antes de incorporar Vampeta e Ricardinho o time sentia a falta de experiência em campo, a inclusão de Nery no time titular exagerou a dose. Como ele estava visivelmente sem ritmo de jogo, o que o time ganhou em experiência, perdeu em gás e disposição. Assim, a bola não chegava para William arrancar ou abastecer o ataque.
O Vasco não perdoou. Embalado pelo bom público e ligado no jogo, o time cruzmaltino avançou a marcação e pressionou.
Curiosamente, apesar de Carlão estar improvisado, o Vasco no início insistia em ataques pela outra ala, com os avanços de Guilherme e as caídas de Conca nas costas de Edson. Bastou o time arriscar um ataque pela direita que o gol saiu aos 23, quando Wagner Diniz avançou em diagonal e, de pé esquerdo, chutou para o gol. A bola desviou na zaga e enganou Felipe.
Na segunta etapa, Celso Roth voltou com Enilton no lugar de Alan Kardec. Bastaram dez minutos para a alteração surtir efeito.
Leandro Amaral tocou para Enilton receber dentro da área, girar em cima de Carlão e fuzilar Felipe.
Se já estava difícil para o Timão aguentar o ritmo antes, imaginem perdendo por 2 a 0... Atrás no placar, o time tentou sair e abriu espaços para o Vasco deitar e rolar.
Leandro Amaral saiu um pouco da área, buscando jogo, e o time carioca atacava em blitz, com Conca, Leandro Amaral, Wagner Diniz, Guilherme e Enilton.
As chances de fazer o terceiro gol se sucederam e o jogo terminou com a torcida gritando olé.