Futebol

Nutricionista faz marcação cerrada no cardápio dos atletas

Noite italiana, asiática, nordestina, almoço com feijoada e samba ao vivo, guloseimas mil de sobremesa... Os hóspedes do resort onde o Vasco faz sua pré-temporada em Atibaia (SP) desfrutam de um verdadeiro paraíso gastronômico. As tentadoras refeições, porém, ficam apenas no desejo dos jogadores. Sob a vigilância rigorosa da nutricionista Mildre Souza, eles nem se atrevem a dar uma \"beliscadinha\" escondida.

- O grande segredo é fazer as refeições separadamente ao restante dos hóspedes. Nosso atleta fica separado por um cardápio elaborado por mim. O hotel só executa e nós fazemos o acompanhamento. Cada atleta tem sua orientação individualizada e sabe o que pode e o que não pode comer - explicou.

Apesar do cerco, não há ninguém no elenco com um quadro preocupante. O apoiador Diego Souza até chegou a revelar que havia voltado das férias com uns \"quilinhos a mais\", porém, nada que exija algo muito elaborado para se resolver.

- É um grupo muito profissional e maduro. Não tenho do que reclamar. Na volta das férias é normal ter uma alternância no peso, mas tudo dentro do esperado. Não tenho nenhuma surpresa. Em poucos dias já dá para recuperar - garantiu.

Apesar de estar orgulhosa com seus pupilos, ela deixa claro que os jogadores não devem nem ousar perguntar se podem dar uma desviadinha no cardápio elaborado:

- Eles ainda não me perguntaram e espero que a pergunta não venha, porque eles já sabem a resposta (risos) - ameaçou.

O HORÁRIO DAS REFEIÇÕES

8h - O café da manhã para os jogadores é servido a partir das 8h, com pão, queijo branco, peito de peru e vários sucos.

12h - Após o treino da manhã, eles se encaminham para o almoço, com arroz, feijão, saladas e carnes grelhadas.

15h - Após o almoço, muitos descansam. O lanche é servido no quarto por volta das 15h. Às 17h, eles descem para o gramado, onde realizam o treinamento da tarde. Devido a intensidade das atividades, alguns preferem ficar dormindo.

20h - O jantar vascaíno começa a ser servido a partir das 20h. O cardápio é igual ao do almoço.

22h30 - Antes de dormir, os jogadores têm à disposição a ceia, com alguns alimentos leves como frutas e iogurtes.

ALECSANDRO NEM OLHA O CARDÁPIO

A estratégia que os jogadores do Vasco vêm tendo para não serem torturados pelo desejo da gula está em nem passar perto do

restaurante do resort. Pensando nisso, o espaço reservado para as refeições dos atletas é justamente bem afastado do local.

- Eu sou tranquilo. Quando ponho um objetivo, pode botar até uma feijoada, que é uma das comidas que eu mais gosto, que não

vou comer. Fico só na saladinha, na sopa... Mas nós também procuramos evitar. Estamos usando outro elevador, que dá quase direto para o nosso lado da refeição, para que possamos evitar a nossa visão - revelou.

COMISSÃO TÉCNICA DÁ UMA ESCAPADA

Sem o rigor do cardápio light da nutricionista Mildre Souza, muitos integrantes da comissão técnica do Vasco vêm dando uma fugidinha para o restaurante dos hóspedes. A cada dia, o número de adeptos aumenta.

- A comissão técnica é liberada porque eles não estão muito preocupados com o peso, não. Ainda não estamos cobrando, mas no fim da pré-temporada vou começar a cobrá-los - avisou Mildre.

Um dos que não podem desfrutar dos prazeres gastronômicos do local, o atacante Alecsandro não pensou duas vezes em dedurar os comilões.

- O pessoal que não joga eu sei quem é. O Fernando (Campbell) fisioterapeuta, o Cristovão... O pessoal que gosta de comer,

que tem uma fome um pouco maior brincou o camisa 9.

COM A PALAVRA - Jérôme Dardillac, chef de cozinha do hotel

\"A alimentação dos jogadores do Vasco vêm tendo muita salada, frango e filés grelhados, carboidrato. Seguimos a orientação do clube. Como o hotel está em alta temporada e há as refeições normais para os hóspedes, disponibilizamos uma equipe somente para a delegação.

Ao todo, são dois nutricionistas e três estagiários conosco. Como sou francês, estou esperando o Juninho chegar para fazer um prato especial a ele. Pena o Ricardo Gomes não poder vir.\"

BATE-BOLA

Mildre Souza

Nutricionista do Vasco

1) Como é feito o planejamento das refeições dos jogadores para a pré-temporada?

O planejamento começou na saída das nossas férias. Fazemos umas orientações aos atletas para que eles cheguem próximos daquilo que a gente deseja ao longo da temporada. Conversamos no fim do ano com o hotel em que estamos hospedados, passando o cardápio para que eles pudessem comprar os alimentos que não tinham aqui.

2) E de que forma é montado este cardápio para os jogadores?

É elaborado em função do tipo de treinamento, de quantos dias o grupo vai treinar, do que vai treinar... Depois juntamos com as avaliações individuais, então eles são orientados. Cada um sabe o que tem de comer. Fazemos uns pequenos ajustes no dia a dia.

3) É normal que jogadores de futebol se reapresentem das férias acima do peso?

Uns chegam como o peso acima, com percentual de gordura mais alto, outros perdem um pouco de massa muscular... E há outros que se reapresentam abaixo do peso. Geralmente aqueles que têm dificuldade para ganhar. Mas isto é normal por conta da inatividade que eles têm no período. Este ano, porém, ninguém teve um caso grave. Está tudo dentro do normal e eles estão de parabéns. São muito maduros.

Fonte: Blog Jogo Extra - Extra