Futebol

Nutricionista do Vasco fala sobre a importância da alimentação na pré-tempo

Em entrevista à Super Rádio Brasil, Mildre Souza, nutricionista do Vasco, fala sobre a importância da nutrição na pré-temporada:

\"O trabalho da nutrição na pré-temporada é de extrema importância, porque aqui que a gente começa tudo aquilo que a gente vai colher ao longo do ano. A gente recebeu um grupo muito bom esse ano. O grupo estava muito bem, nutricionalmente falando. Claro que tem seus ajustes. A gente ainda não está no 100%, que é o normal. Aí, a gente vai fazendo trabalho, a gente traz as dietas balanceadas, de acordo com cada grupo, para cada grupo de trabalho, ou para cada atleta. Aí, a gente vai direcionando a alimentação para cada um, em função de suas necessidades, seja de perder gordura, seja de ganhar massa muscular,de perder ou de ganhar peso. É super importante a gente estar acompanhando diariamente a confecção de cada prato, delimitando para cada atleta aquilo que ele vai comer. Futuramente, a gente vai colher o fruto daquilo que a gente está trabalhando hoje.\"

Alimentação de um jogador pode ser diferente da de outro?
\"Com certeza é totalmente diferente. Cada atleta aqui, no nosso grupo, é tratado com a sua individualidade. A dieta vai ser administrada individualmente, para cada um. O cardápio é um, mas o porcionamento, a quantidade do que eles ingerem é totalmente diferente de um para o outro. Alguns podem ingerir uma coisa que outros, não. Alguns têm uma suplementação a mais do que outros. É individualizado para um. Cada um tem a sua organização, a sua orientação, a sua prescrição a ser seguida. A gente vai só ajustando conforme a necessidade de cada um ao longo do tempo. A gente observa isso quando a gente recebe as avaliações. As avaliações são feitas pelo fisiologista, professor Daniel. No início do ano, a gente recebe o grupo e em função da avaliação dele e do treinamento oferecido pelo professor Flávio é que a gente vai montar o nosso cardápio. A gente recebe esse dados, a carga de treinamento, que é muito intensa nesse início do ano, aí é que a gente vai montar o nosso trabalho, montando o nosso trabalho em certos momentos, mais rico em proteína, em outros, mais rico em carboidrato, diminuindo a gordura, trabalhando outras características de cada atleta, para melhorar cada valência de cada atleta aqui do nosso grupo.\"

Alimentação da pré-temporada é diferente da do fim da temporada?
\"É muito diferente. Eu costumo dizer que a gente começa o ano sem conseguir ter 100% do atleta. E é bom que isso seja assim, porque a gene vai saboreando essa melhora do atleta. A gente e o próprio torcedor. De uma forma muito tranquila, ela vai observando a melhor performance desse atleta. É comum que chegue no segundo semestre do ano, que ele diminua um pouquinho. A gente vai adequando essa alimentação para isso. Da mesma forma que a gente cuida da alimentação, a gene cuida com a suplementação, visando que o atleta tenha menos lesão. A gente vai protegendo mais. A gente protege através da alimentação e da suplementação, para que o atleta evite se machucar. Infelizmente, a gente não pode impedir. Seria muito bom. mas como a gente não consegue impedir, a gente tenta preservá-los ao máximo. A gente tenta fazer isso através de alimentação.\"

Para Mildre, o que seria do futebol sem a nutrição?
\"É pretensão demais minha falar que ele seria pior. Eu, infelizmente, não tenho talento com a bola nos pés, mas eu estimo que com a minha contribuição, ele seja melhor. Se a minha presença aqui for produtiva e a gente conseguir observar isso dentro das quatro linhas, já vai me deixar muito feliz. Eu tenho a certeza de que aos adeptos e seguidores da mesma forma.\"

Fonte: -