Futebol

Na busca por gols, Romário começa luta para ser artilheiro do Estadual

Após disputar dois amistosos e marcar três gols durante a pré-temporada, Romário vai poder contar neste domingo, contra o Madureira, os gols que marcar sem ser questionado. É que o Vasco estréia no Campeonato Estadual, às 16h, em São Januário.

Durante toda a semana, o Baixinho e sua obsessão de alcançar o milésimo gol virou assunto na Colina. O Vasco decidiu lançar o \"Projeto Romário\" para ajudá-lo. Transformou jogos-treino em amistosos para que o atacante pudesse contabilizar mais gols em sua lista. Mas a decisão gerou muitas críticas.

De qualquer forma, Romário começa a contagem regressiva em jogos oficiais. Nas suas contas, o Baixinho tem 944 gols na carreira . Faltariam 56 para a marca histórica.

- Quero ser campeão com o Vasco e, no âmbito pessoal, chegar o mais próximo possível do milésimo gol. São os meus objetivos para 2006 - disse Romário.

Se depender do retrospecto em estaduais, o Baixinho pode contar que irá balançar a rede várias vezes. Com seu faro de gol sempre apurado, Romário foi sete vezes artilheiro da competição, em 1986, 87, 96, 97, 98, 99 e 2000.

O técnico Renato Gaúcho admite que o time está longe da melhor forma física e técnica. O Vasco começou a treinar no dia 3 de janeiro. Já o Madureira se prepara desde novembro.

- Precisamos ter determinação, garra e vontade para não sermos atropelados. A base do ano passado foi mantida e isso é uma vantagem - disse o treinador.

Dos reforços, apenas Andrade, que veio do Santa Cruz, e Fábio Baiano, ex-Atlético-MG, vão estrear. Ramon e Léo Inácio ainda recuperam a forma. Além disso, o Vasco tem os desfalques do zagueiro Vergara e do volante Ives.

Vasco x Madureira

Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro

Data-hora: 15/01/2006, às 16h

Árbitro: Djalma Beltrami

Assistentes: Ediney Mascarenhas e Jorge Luis Campos

Vasco: Roberto; Wagner Diniz, Fábio Braz, Éder e Diego; Ygor, Andrade, Fábio Baiano e Morais; Alex Dias e Romário. Técnico: Renato Gaúcho

Madureira: Kléber; Odvan, Paulo César e Anderson do Ó; Marcos Vinicius, Wagner, Marquinhos, Maicon e Léo; Muriqui e Josafá. Técnico: Renato Trindade

Fonte: O Globo