Futebol

Mesmo sem ampliação, final da Libertadores poderia ser na Colina

Assim que conquistou a Copa do Brasil, garantindo vaga para a Libertadores 2012, os vascaínos sabiam que pelas regras da competição, dificilmente seria possível jogar a final do torneio em São Januário, em razão da capacidade mínima de 40 mil espectadores exigida para a decisão da competição.

Em outubro de 2011, em entrevista ao Programa Só Dá Vasco, ao falar sobre o confronto entre Vasco e Botafogo, Nelson Rocha abordou também uma possível solução para a disputa da Libertadores.

\"Um passo de cada vez. Vamos falar agora só da questão do Botafogo. O ano que vem é outro problema porque o estádio tem 25 mil hoje. Nós vamos trabalhar alguma possibilidade eventual de uma arquibancada extra ali atrás para poder completar, se não houver nenhum problema por parte da Conmebol, para poder aproveitar o estádio\", declarou o dirigente.

Em novembro de 2011, ao divulgar o regulamento da competição, a Conmenbol traria uma solução alternativa e muito mais simples do que aquela proposta por Nélson Rocha no mês anterior. Como mostra o texto a seguir (extraído do regulamento), apesar de exigir capacidade mínima de 40 mil espectadores para a final, a Conmebol abre exceção para que os jogos sejam disputados em estádios com capacidade inferior àquela previamente definida, desde que cumpram condições de segurança e conforto. O regulamento exige que a equipe interessada notifique a Conmebol para que o Comitê Técnico da entidade inspecione e aprove o estádio. O prazo para a notificação se encerrou no último dia 15 de janeiro.

Trecho do Regulamento da Copa Santander Libertadores

9.3 Cada Asociación Nacional certificará el aforo del o de los estadios indicados para la realización de los partidos. A ese efecto, el o los estadios deberán tener aforos mínimos siguientes:

Primera Fase a Semifinales: 20.000 espectadores
Finales: 40.000 espectadores

9.4 Excepcionalmente, los equipos podrán disputar sus encuentros en estadios con capacidad inferior, siempre y cuando los mismos reúnan las condiciones de seguridad y confort exigidas. A este fin, los equipos cuyos estadios se adecuen a esta norma, deberán comunicar fehacientemente a la CONMEBOL el nombre del estadio, a fin de que la Comisión Técnica de la CONMEBOL pueda realizar la inspección reglamentaria y aprobar su habilitación. La fecha tope para la comunicación de Estadios será el 15 de enero del 2012. Los estadios estarán autorizados únicamente, cuando la Comisión Técnica de la CONMEBOL apruebe su habilitación.

Fonte: -