Futebol

Matusalém? Espinosa propõe a Romário jogar até os 45

Fã de carteirinha do atacante Romário, o técnico Valdir Espinosa está animado de poder trabalhar com o jogador novamente. Mesmo sem saber se continua no Vasco em 2008, já que seu contrato se encerra no fim de 2007, o treinador já propôs, mesmo que em tom de brincadeira, a ajudar o Baixinho a prolongar a carreira por mais alguns anos. Espinosa diz que até armaria um esquema especial para o jogador voltar a ser artilheiro.

- Brinquei com o Romário que ele poderia jogar facilmente até os 45 anos. Com a qualidade que ele tem na área, colocaria dois pontas, um pela esquerda e outro pela direita, e ele seria artilheiro com tranqüilidade. É um gênio. Pode ser que eu faça ele mudar de idéia - brinca.

Na coletiva após o treino de sexta-feira, em São Januário, o técnico fez uma calorosa defesa do futebol ofensivo. Se dizendo cansado da mesmice dos esquemas atuais, ele promete, em um futuro próximo, utilizar em sua equipe três atacantes.

- Jogando em casa ou fora você tem que jogar da mesma forma, essa é a minha filosofia. Até hoje não pareceu um adversário que me desse medo. Se colocar o time atrás, no 3-6-1, você não está querendo ganhar o jogo. Tem que ter coragem. Se houver a possibilidade na próxima equipe que eu treinar, e tomara que seja o Vasco, no ano que vem, vou escalar três atacantes. Agora, sem treino, seria uma situação de emergência. Estou cheio da mesmice - discursa.

Em seu primeiro treinamento no Vasco, Espinosa conversou muito com os jogadores. Ele quer que o time jogue sempre pelas pontas e pense antes de correr atrás da bola.

- Conversa é sempre importante. Poucos jogadores sabem treinar e jogar, você tem que ensinar. Não é só correr atrás da bola, é se posicionar. Falei com os jogadores para jogarem mais aberto, aumentar o campo para criar dificuldades para o adversário - diz.

Fonte: ge