Futebol

Matemático comenta possibilidades de salvação do Vasco

Vasco e Fluminense estão novamente juntos na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro ao fim da 30ª rodada. E a chance de pelo menos um dos cariocas estar disputando a Série B em 2009 é bem alta: 95%. Mas este percentual já foi pior na 28ª rodada quando havia 97% de possibilidade de um dos dois ser rebaixado. Há ainda 37% de chance de torcedores vascaínos e tricolores amargarem a queda de ambos os times.

Individualmente a situação do Fluminense é um pouco melhor, pois tem 49% de disputar a Segundona no ano que vem. Já o Vasco, na lanterna da competição com apenas 27 pontos parece condenado pela matemática já que a possibilidade de cair é de 83%, a maior entre as 20 equipes que disputam o Brasileirão.

- O Vasco não pode olhar para trás. Se ele se der conta do que está fazendo, o time se suicida. Os parâmetros são assustadores. Quem analisa a tabela apenas pela pontuação, não consegue ver a dimensão do mau momento da equipe. A sorte é que ele ainda terá cinco dos oito jogos restantes em casa - diz Tristão Garcia.

Outro time com a situação bem complicada é o Ipatinga que tem 82% de chances de ser rebaixado e, nas últimas oito rodadas, joga em casa apenas quatro vezes, mas só contra adversários que estão bem no campeonato, e pega adversários diretos como Portuguesa e Fluminense longe do Ipatingão.

A Lusa , uma posição acima da zona de degola, e o Atlético-PR, na zona, tem 46% e 74% de possibilidade de queda para a Segunda Divisão. O Náutico também não está tão tranqüilo e sua chance de cair é de 39% atualmente. Figueirense com 19%, Santos com 5% e Atlético-MG com 3% também não estão completamente livres do risco de rebaixamento.

Confira a situação de cada time

20º lugar - Vasco
Pontos - 27
Risco de rebaixamento - 83%
Jogos que faltam - Goiás (F), Atlético-PR (C), Fluminense (F), Santos (C), Atlético-MG (F), São Paulo (C), Coritiba (F) e Vitória (C).

19º lugar - Ipatinga
Pontos - 28
Risco de rebaixamento - 82%
Jogos que faltam - Botafogo (C), Portuguesa (F), Coritiba (C), Inter (F), Sport (C), Palmeiras (F), Grêmio (C) e Fluminense (F).

18º lugar - Atlético-PR
Pontos - 28
Risco de rebaixamento - 74%
Jogos que faltam - Cruzeiro (C), Vasco (F), Sport (C), Figueirense (F), Vitória (C), Botafogo (F), Náutico (F) e Flamengo (C).

17º lugar - Fluminense
Pontos - 31
Risco de rebaixamento - 49%
Jogos que faltam - Palmeiras (C), Figueirense (F), Vasco (C), Cruzeiro (F), Portuguesa (C), Inter (F), São Paulo (F) e Ipatinga (C).

16º lugar - Portuguesa
Pontos - 31
Risco de rebaixamento - 46%
Jogos que faltam - Náutico (F), Ipatinga (C), Flamengo (F), São Paulo (C), Fluminense (F), Goiás (C), Sport (C) e Cruzeiro (F).

15º lugar - Náutico
Pontos - 31
Risco de rebaixamento - 39%
Jogos que faltam - Portuguesa (C), Inter (F), Vitória (C), Coritiba (F), Cruzeiro (C), Figueirense (F), Atlético-PR (C) e Santos (F).

14º lugar - Figueirense
Pontos - 34
Risco de rebaixamento - 19%
Jogos que faltam - Santos (F), Fluminense (C), Grêmio (F), Atlético-PR (C), São Paulo (F), Náutico (C), Botafogo (F) e Inter (C).

13º lugar - Santos
Pontos - 36
Risco de rebaixamento - 5%
Jogos que faltam - Figueirense (C), Sport (F), Palmeiras (C), Vasco (F), Inter (C), Coritiba (F), Atlético-MG (F) e Náutico (C).

12º lugar - Atlético-MG
Pontos - 37
Risco de rebaixamento - 3%
Jogos que faltam - Inter (C), Coritiba (F), Botafogo (C), Vitória (F), Vasco (C), Sport (F), Santos (C) e Grêmio (F).

Fonte: ge