Futebol

Marmelada de Virgílio Elísio, da CBF, fere o regulamento e pode prejudicar o

Ao anunciar que dois jogos da última rodada serão antecipados para o sábado, por se tratarem de \"amistosos\", segundo palavras do diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, mostrou total desconhecimento do regulamento da competição, o qual o próprio dirigente assina.

Na entrevista ao programa Redação Sportv na manhã desta segunda-feira, Virgílio Elísio, demonstrou ignorar alguns dos artigos do regulamento ao anunciar que as partidas entre Fluminense contra Ipatinga e Sport contra Coritiba seriam \"amistosos\", mas o regulamento assinado pelo dirigente não trata o assunto da mesma forma que o cartola.

Em seu artigo 7 diz: \"As vagas brasileiras na Copa Sulamericana 2009 serão ocupadas pelos clubes classificados nas oito posições subseqüentes às dos clubes classificados para a Copa Libertadores 2009\".

Portanto, do quinto ao décimo segundo colocado, todos teriam vaga garantida na Copa Sulamericana, não fosse a exceção descrita no parágrafo único que proíbe a participação de um clube em duas competições organizadas pela Conmebol, Copa Libertadores e Copa Sulamericana, fato que exclui o Sport da Copa Sulamericana, por já estar classificado para a Libertadores como campeão da Copa do Brasil. Leia a transcrição do parágrafo único do artigo 7 do regulamento da competição.

\"Art 7 - Parágrafo único: Nenhum clube, em nenhuma hipótese, poderá disputar duas competições da Conmebol, a Copa Libertadores e a Copa Sulamericana.\"

Com esta regra, abre-se uma vaga para o décimo terceiro colocado, o que deixa Fluminense e Santos, ambos com 44 pontos em situação indefinida nesta disputa, portanto, deveriam fazer suas partidas em mesmo horário, conforme determina outro artigo do regulamento, eliminando a idéia de \"amistosos\", conforme desconhecimento do cartola mal informado. Em caso de vitória do Fluminense no sábado, o Santos entraria em campo contra o Náutico sem motivação, o que teria influência na disputa para escapar do rebaixamento, já que a equipe pernambucana ainda briga para não ir para a série B.

\"Art 27 - Todos os jogos da última rodada deverão ser simultâneos\".

A irregularidade proposta pelo diretor de Competições da CBF, Virgílio Elísio, fere também o parágrafo único do artigo 23 que determina: \"Quaisquer modificações de tabela somente poderão ocorrer se publicada pela Diretoria de Competições da CBF em um prazo mínimo de 10 dias antes da data da programação da partida em foco e da nova data solicitada\"

O regulamento com tais artigos foi assinado no dia 11 de março de 2008 pelo Diretor de Competições da CBF, Virgílio Elísio da Costa Neto, o mesmo que propôs na manhã desta segunda-feira o seu descumprimento ao dizer que desde o fim de semana a CBF acenou com a possibilidade de alteração de alguns jogos. Ressaltando-se que \"acenar\" não é sinônimo de \"publicar\".

Por fim, há ainda a disputa pela artilharia do Campeonato Brasileiro envolvendo Kléber Pereira do Santos com 21 gols e Keirrisson do Coritiba com 20 gols, o que torna-se mais um motivo para se respeitar o regulamento, afinal, Kléber Pereira terá que se aplicar bastante na partida contra o Náutico, principalmente se não souber quantos gols pode ter feito o jogador do Coritiba. Neste caso, a situação ganhar aspectos de \"mala branca\", afinal, será dado um prêmio de R$ 200 mil para o artilheiro da competição, o que poderia levantar suspeitas em caso de um empate com muitos gols entre Santos e Náutico.

Enviem esta notícia para comunicacao@cbf.com.br

Nota Supervasco: Esta matéria foi pautada por Marcus Sleiman ao criar tópico sobre o tema numa comunidade no Orkut

Fonte: -