Futebol

Marcelo Oliveira quer reduzir elenco e aproveitar mais a base

Em suas primeiras impressões no Vasco, saltou aos olhos de Marcelo Oliveira o número alto de jogadores no elenco. São 38 treinando entre os profissionais hoje, número que, mesmo perto do fim da temporada, está acima da média do futebol carioca - que é de 33. O treinador disse que já estabeleceu diálogo com a diretoria para implantar uma nova filosofia em breve, por crer que ficar fora constantemente da lista de relacionados pode causar desmotivação.

\"jogadores
Grupo do Vasco é considerado muito grande pelo novo técnico (Foto: Marcos Tristão / Agência Globo)

- Como está não é o ideal, porque a insatisfação é maior por não estar sendo usado frequentemente. Acaba que o elenco não tem a qualidade necessária. Estou chegando agora, conversando sobre as dificuldades com o clube para termos um grupo menor e criando uma filosofia de categoria de base. Temos bons jogadores para ser utilizados, que precisam de uma frequência maior para desenvolverem o potencial - declarou Marcelo Oliveira.

Média de participação no BR-12 (incluindo os 5 que já saíram):

0 jogo - 8 jogadores

1 a 5 jogos - 14 jogadores

6 a 10 jogos - 7 jogadores

11 a 15 jogos - 3 jogadores

16 a 20 jogos - 6 jogadores

21 a 26 jogos - 5 jogadores

A julgar pelo fato de que exatamente metade do grupo participou de no máximo cinco partidas no Campeonato Brasileiro ou sequer entrou em campo, constata-se que muitos jogadores não estão mesmo sendo explorados, como apontou o comandante. Apenas cinco foram promovidos dos juniores recentemente (Luan, Jomar, Marlone, Jhon Cley e Romário) e 27 foram contratados. Botafogo, Flamengo e Fluminense contam com, pelo menos, oito nomes oriundos da base no grupo. Na Colina, só 11 jogadores estiveram em 16 rodadas ou mais. Nesse quesito, o Rubro-Negro mostra que não tem um time definido: apenas seis se encaixam neste perfil.

Alvo de elogios de Oliveira, Jonathan, por exemplo, fez sua primeira partida no empate com a Ponte Preta, domingo, e Renato Augusto, que chegou a trabalhar separadamente, fez sua estreia em viagens com a delegação na temporada. Abuda, Chaparro, Diego Rosa e Dakson estão em situação semelhante e não devem permanecer para a temporada 2013.

Fonte: ge