Mandarino promete maior descentralização e profissionalização do Vasco
O Vasco demonstrou na tarde desta segunda-feira, em São Januário, suas armas para encurtar ao máximo sua passagem pela segunda divisão nacional. Com a intenção de mostrar ressurreição após a queda para a Série B, o clube apresentou dez reforços e anunciou José Hamilton Mandarino como novo vice-presidente de futebol. Tudo com destaque ao slogan o sentimento não pode parar.
Neste clima, enfileiraram-se dez contratados: o meia Léo Lima, revelado em São Januário e que estava no Palmeiras; os laterais Fagner (ex-PSV-HOL), Paulo Sérgio (ex-Grêmio), Ulisses (Juventude-RS) e Fernandinho (ex-Vila Nova-GO), os zagueiros Gian Mariano (ex-Ipatinga) e Titi (ex-Náutico), os meias Enrico (ex-Djurgarden-SUE), Jefferson (ex-Santo André) e Fernandinho (ex-Kyoto Sanga-JAP).
Otimista com os apresentados, Mandarino fez questão de justificar a ausência dos dois meias paraguaios contratados, Pedro Vera e Benítes, informando que ambos tiveram problemas de voo na saída de Assunção. E o clube ainda espera a confirmação dos acertos com o goleiro Cássio, do PSV, e o meia Carlos Alberto, do Werder Bremen e a volta do volante Amaral, devolvido pelo Grêmio. Falta ainda a renovação com o atacante Pinilla.
Completando as mudanças, dos 35 atletas que estavam no clube ao término do Campeonato Brasileiro, apenas 11 vão continuar em 2009 segundo desejo da comissão técnica comandada por Dorival Júnior.os goleiros Rafael e Tiago; o zagueiro Fernando e Vilson; o lateral-esquerdo Edu; os volantes Souza, Mateus e Bruno Gallo; o meia Alex Teixeira e os atacantes Alan Kardec e Faioli.
Para lidar com tantas novidades, Mandarino, novo homem-forte do futebol, promete não centralizar as ações. Minha idéia não é acumular mais funções. Quero ser um vice com a responsabilidade de acompanhar as atividades, tratar da estratégia, mas sem ser um executivo. Não sou adepto da idéia de concentrar poderes. Temos de partir para uma profissionalização maior de todos os setores, declarou.
Nas palavras, está clara a intenção de desvincular esta gestão da maneira com que o antecessor Eurico Miranda administrava o clube. A demonstração de novos ares teve espaço até para uma placa com a inscrição Dinamite, até Deus torceu por você assinada por Irmãos Barbosa, em apoio ao presidente cruzmaltino.
Apesar do ambiente de otimismo, a preparação para o tão esperado sucesso será longe de São Januário. Nesta quarta-feira, a delegação embarca para Vila Velha, no Espírito Santo, onde realizará a sua pré-temporada visando boas campanhas no Campeonato Carioca, na Copa do Brasil e, principalmente, o acesso na Série B do Brasileirão.