Futebol

Mancini diz que já esperava queda de rendimento de Dodô

O apelido é uma referência ao nome Ricardo, mas também era como se chamava uma ave já extinta. Perdido em seu próprio ninho, Dodô não conseguiu levar o Vasco a voos maiores e, por isso, ganhou companhia para o jogo de hoje, às 19h30m, em São Januário, contra o Sousa-PB, na segunda partida da primeira fase da Copa do Brasil. Robinho e Elton formam com o artilheiro o trio de ataque para ajudar o time a voltar a marcar gols, o que não acontece há duas partidas.

O Vasco nem precisa ganhar para passar à segunda fase. Por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1, poderá até perder por 1 a 0, devido ao critério de gols marcados fora de casa. Qualquer empate também favorece ao time. Mas vencer é uma questão de honra para recuperar o prestígio de um grupo ferido pela derrota na final da Taça Guanabara para o Botafogo.

— Estamos lidando com seres humanos. Ficaram tristes e abatidos alguns dias. Já esqueceram.

O que tinha que sair, saiu no suor — disse o técnico Vagner Mancini.

Não foram apenas gotas de suor que purificaram o time.

Mancini optou por enxugar o número de jogadas pelo meio-campo e barrou o lateral-direito Élder Granja, que atua demais pelo setor. Fágner volta ao time. Léo Gago sai para a entrada de Robinho e Philippe Coutinho será recuado. Titi e Nilton, expulsos contra o Botafogo, darão lugar a Thiago Martinelli e Rafael Carioca. O técnico ainda advertiu os jogadores para o número de cartões.

Foram 37, a maior quantidade do primeiro turno, ao lado do Fluminense.

— Uma equipe equilibrada não pode levar tantos cartões — alertou o técnico.

Mancini garante que as alterações foram táticas e não punições aos jogadores que renderam abaixo do esperado no final. Mas é fato de que o time e o antigo esquema estão em xeque.

— O time não usava as laterais.

A volta do Fagner foi opção minha e o Léo Gago caiu de produção. Mas não jogo a culpa em ninguém.

Time irá treinar em campo da Marinha Mercante Dodô assumiu a culpa. Hoje, se os gols não saírem, a responsabilidade poderá ser dividida por três. A queda livre do artilheiro já era algo previsto, segundo Mancini, mas aconteceu na pior hora. Agora, o treinador não descarta poupálo em certos jogos.

— Já esperávamos pela queda do Dodô, que veio de um ano e cinco meses sem jogar — disse o técnico.

Assim como a ave que foi extinta pela caça indiscriminada, Dodô está sendo facilmente cercado pelos marcadores.

Com a entrada de Elton e Robinho, Mancini quer abrir a retranca do Sousa e evitar que Dodô seja o único alvo.

— Vamos nos ajudar e tentar formar uma dupla de sucesso — afirmou Elton.

Os buracos no gramado de São Januário estão aumentando.

Por isso, em março, o time deixará o estádio e passará a treinar no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), que pertence à Marinha Mercante, na Avenida Brasil, altura de Olaria. O cuidado com o ninho é para o Vasco não ser abatido em pleno voo.

Vasco: Fernando Prass, Fágner, Fernando, Thiago Martinelli e Márcio Careca; Rafael Carioca, Souza e Philippe Coutinho; Robinho, Dodô e Elton.

Sousa-PB: Ricardo, Michel, Alysson, Alexandre e Camilo; Mir, Juninho, Léo Olinda e Ribinha; Cléber e Manú. Juiz: Jefferson Schmidt (SC).

Fonte: O Globo