Luisinho troca a vida de empresário pela de treinador
Conversas sobre comissões, cláusulas contratuais, ligações internacionais e o inseparável terno e gravata. Luisinho Quintanilha deixou para trás a vida de empresário de jogador para voltar ao cenário onde sempre esteve mais à vontade: o campo de jogo. Aos 45 anos, o ex-volante, velho conhecido da torcida vascaína, decidiu dar novo pontapé na carreira e termina em São Januário a preparação para o desafio de se tornar treinador.
Na Colina há duas semanas, Luisinho faz estágio com o técnico Paulo César Gusmão. Como todo bom aprendiz, observa mais do que fala e assim foi no São Paulo, com Ricardo Gomes, e no Atlético Mineiro, com Vanderlei Luxemburgo. A peregrinação pelos clubes é o amadurecimento de uma ideia que surgiu quatro anos atrás, quando realizou curso para treinador de futebol numa faculdade particular do Rio.
Muitos amigos disseram que eu tenho o perfil. Quando jogador, fui sempre um cara de liderança. Este ano, eu passei na CBF e não renovei minha licença de agente Fifa. Estou ciente das dificuldades do mercado, mas é isso que quero fazer disse.
O começo, planeja, será no Carioca de 2011. Assim que finalizar o estágio na Colina, semana que vem será a sua última no clube, ele pretende iniciar os contatos, tudo que um iniciante no mercado de trabalho precisa fazer. Com o currículo debaixo do braço, terá de batalhar por espaço e sabe que todo empregador pensa duas vezes antes de contratar alguém sem experiência. A vida de estagiário não é fácil. O mais importante é saber vender o próprio peixe: Meu perfil não será diferente daquele que tinha como jogador. Sempre fui um cara disciplinado, comprometido. Ter sido um bom jogador não significa que serei um bom treinador. Mas estou lendo muita coisa teórica para me preparar.
\"Sempre mostrou ser líder\"
Pedrinho
Ex-companheiro de Vasco, Pedrinho é só elogios a Luisinho. O ex-jogador diz que o estagiário de Paulo César Gusmão sempre demonstrou ser um líder, por isso, confia que o amigo tem tudo para se tornar um grande treinador no futuro.
Quando jogamos juntos, ele sempre mostrou ser um líder, um porta-voz do grupo. Por isso, acredito que o Luisinho tem tudo para ser umgrande treinador em breve.Tendo o PC como referência pode ajudá-lo também, pois é um cara que entende muito de futebol e tem feito um ótimo trabalho disse Pedrinho.
Acompanhando de perto a saga de Luisinho, Pedrinho até já adiantou quais características tem o aspirante a treinador.
O Luisinho tem feito alguns estágios e está indo muito bem. Sempre nos falamos sobre isso. Ele tem um jeito disciplinador, mas paizão ao mesmo tempo. Sabe ser duro, mas orienta também destacou.
Bate-Bola com Luisinho
Como está sendo o estágio com o PC?
Estou muito feliz por estar no Vasco. Conversamos, trocamos ideias, já pude acompanhar as preleções, vejo a forma como leva o elenco. Fico me policiando para não dar opinião sobre o trabalho dele. Estou lá mais para observar.
Tem algum técnico que lhe sirva de inspiração?
Já trabalhei com muita gente boa. Joel Santana, Jair Pereira, Zagallo, Parreira, Antônio Lopes... Tento pegar um pouco de cada. Mas teve um que foi especial. O Neca, no juvenil do Botafogo, era fera, só não comandou o profissional porque não quis.
Como faz para memorizar o que está aprendendo?
Anoto tudo quando chego em casa. Tento registrar as experiências do estágio.
(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)
- SuperVasco