Imprensa

Jornalista sobre posição do Vasco na tabela: 'Desesperador'

O Vasco perdeu para o Goiás, por 1 x 0, na Serrinha, o Cruzeiro chegou a vencer o Guarani por 3 x 2 e sofreu o gol de empate por 3 x 3 e o Botafogo suou contra o Vitória, em Volta Redonda. São três dos mais tradicionais clubes brasileiros na Série B e nenhum deles consegue frequentar o grupo dos quatro que subirão de volta para a Série A.

Desesperador!

É óbvio que outros clubes importante, como o Coritiba -- vice-líder -- merecem o mesmo respeito. Mas Cruzeiro, Vasco e Botafogo representam torcidas brasileiras em mais de dez estados brasileiros, segundo pesquisa do ano passado do Ibope.

Na década de 1980, a revista Placar lançou três S.O.S., em crises diferentes, anos seguidos. Uma campanha de diagnóstico da crise do Palmeiras, em 1981, do Cruzeiro e do Fluminense. A mais famosa, a tricolor, mostrou a todo o país uma incrível fotografia de um circo instalado no estádio das Laranjeiras, que servia como campo de treinos e jogos do Fluminense.

Era grave, mas o Fluminense foi campeão carioca em 1983 e brasileiro no ano seguinte. O Cruzeiro voltou a vencer a Libertadores e o Palmeiras conquistou quatro Brasileiros depois daquela crise.

Hoje, é preciso olhar com atenção para as crises destes três gigantes. Cruzeiro e Botafogo têm esperança na transformação em empresa, mas a simples mudança da razão social pode não servir se não vier acompanhada de mudança de pensamento e organização.

Estamos na oitava rodada do Brasileirão da Série B. Nem Vasco, nem Botafogo, nem Cruzeiro estão na zona de classificação para o acesso.

Fonte: Blog do PVC