Futebol

Jornalista Luiz Mendes fala sobre levantamento dos gols de Romário

Luiz Mendes é um dos poucos jornalistas no mundo que tiveram o prazer de ver jogar os maiores craques do futebol brasileiro e mundial. O colunista do JORNAL DOS SPORTS e comentarista da Rádio Globo contou com exclusividade como surgiu o interesse em levantar os gols do atacante Romário. Além disso, citou passagens marcantes, curiosidades e disse o que espera do Baixinho hoje contra o América.

\"Sempre tive interesse em fazer estatísticas sobre os grandes goleadores do futebol brasileiro. Como o Túlio (ex-Botafogo), que chegou recentemente à marca dos 700 gols. Lembro-me que quando Zico foi para o Japão eu pedi a ele para me passar os gols marcados lá. O Galinho assinalou 831, contando o tempo de juvenil\", disse.

Mendes revelou como iniciou o levantamento dos gols de Romário. \"Lembro que certa vez li uma matéria que apresentava cerca de 600 gols feitos por Romário. Foi a partir dali que começei a minha contagem\", afirmou o jornalista, que incluiu em sua lista partidas oficiais, nos juniores e amistosos pelos clubes e Seleção Brasileira (principal e Olímpica).

\"Não marquei as partidas beneficentes e jogos futebol de areia. De resto, somei tudo. Parei em 957 gols, mas o Romário adicionou outros. Espero que ele possa alcançar essa incrível marca\".

Luiz Mendes voltou no tempo e relembrou dois momentos que ele considera emblemáticos na carreira do atatante vascaíno. \"O gol mais marcante de Romário foi contra o Botafogo. O zagueiro atrasou de cabeça para o goleiro e ele se antecipou para colocar a bola no fundo da rede. Ali ficou clara a genialidade de quem anteviu o que um pobre mortal iria fazer. O outro foi nas eliminatórias para a Copa de 1990, em jogo no Maracanã, contra o Uruguai. Havia um clamor público e o Parreira acabou dando a mão à palmatória. Romário acabou decidindo e fazendo os gols que classificaram o Brasil\".

Mendes lembrou também que o Baixinho é bom para cumprir promessas. \"Lembro-me que ele havia se transferido do PSV para o Barcelona. Quando chegou à Espanha, um repórter perguntou se pretendia alcançar o maior artilheiro do campeonato (Hugo Sanches, do Real Madrid). Romário, então, perguntou: ‘quantos gols ele fez? ’. E o repórter respondeu que eram 29. ‘Então vou fazer 30!’, disse o atacante. E cumpriu o prometido\", finalizou.

Fonte: Jornal dos Sports