Futebol

Adversários do Clássico da Paz se enfrentam pensando na liderança

No \"Clássico da Paz\" entre América e Vasco, hoje, às 21h45min, no Maracanã, as duas equipes só pensam numa coisa: vitória. Três pontos significam um pé na classificação para as semifinais da Taça Guanabara. A equipe rubra está em segundo no Grupo B, com quatro pontos e saldo de um gol. Já o time de São Januário, líder, com seis pontos, e invicto, quer vencer para sacramentar a sua classificação. A favor dos americanos o fato de não perder para o rival desta noite há dois anos. A última derrota foi na Taça Guanabara de 2004 (2 a 1), em Édson Passos.

O duelo de hoje promete ser emocionante em campo e fora dele, com os amigos Renato Gaúcho e Aílton, campeões cariocas pelo Fluminense, em 1995, um de cada lado no banco de reservas.

Renato está próximo de completar um ano e sete meses à frente da equipe cruzmaltina: assumiu no dia 18 de julho de 2005. Ele agradece aos comandados pelo tempo no cargo.

\"Desde que cheguei ao Vasco sempre contei com a confiança da diretoria, da torcida e dos jogadores. Os resultados são apenas uma conseqüência\", disse ele.

Sobre o adversário desta noite, Renato Gaúcho diz saber tudo através de um espião e que ele designou para dissecar os pontos fortes e fracos do time americano.

\"Time que pretende ser campeão não pode escolher lugar ou adversário. Sei tudo sobre o América, mas é claro que não vou dizer nada\", despistou o treinador.

Mas Renato teme a qualidade técnica dos jogadores adversários, como Válber, de 39 anos. \"É um jogador talentoso. Apesar da falta de ritmo quem sabe jogar não esquece. Não podemos nos descuidar. Devemos entrar atentos para não sermos surpreendidos\", afirmou Renato Gaúcho.

Do outro lado, o técnico Aílton quer usar o fator campo para, quem sabe, aumentar invencibilidade do América. Segundo o comandante americano, o objetivo é a vitória para chegar à liderança do Grupo A.

\"Queremos aproveitar que o jogo será no Maracanã para chegarmos à vitória. Esse é o nosso objetivo. Queremos a liderança para jogarmos as próximas duas rodadas (contra Fluminense e Friburguense) mais tranqüilos. Mas um empate também não seria de todo ruim, porque ficaremos isolados na vice-liderança do grupo\", disse Aílton.

O treinador americano praticamente confirmou o time ontem, mas tem duas dúvidas. Na lateral direita, Guerra ainda não está 100% e no ataque Aílton definirá momentos antes do jogo quem será o companheiro de Marco Brito: Júnior Amorim e Douglas estão no páreo.

America x Vasco

America: Eduardo, Guerra (Denis), André, Júnior Baiano e Maciel; Válber, André Gomes, Bruno Lazaroni e Leandro Chaves; Marco Brito e Júnior Amorim (Douglas)
Técnico: Aílton

Vasco: Cássio, Thiago Maciel, Fábio Braz, Emiliano Dudar e Diego; Ives, Ygor, Conca e Morais; André Dias e Leandro Amaral
Técnico: Renato Gaúcho

Local: Maracanã
Horário: 21h45min
Árbitro: Luiz Antonio da Silva dos Santos
Auxiliares: João Luiz Ribeiro de Magalhães e Delcio da Silva Brum
Observador: Paulo Sérgio Montenegro da Silva

Fonte: Jornal dos Sports