Futebol

Jogadores do Vasco não foram expulsos, diz presidente do TDJ-RJ

A expulsão (ou não) dos jogadores do Vasco no clássico continua causando polêmica. Uma corrente defende que os jogadores foram expulsos, outra que não foram.
Para tentar dirimir a dúvida, Antônio Vanderler, presidente do TJD-RJ concedeu entrevista ao repórter Marcelo Figueiredo, da Super Rádio Brasil:

Os citados na súmula têm condição de jogo contra o Nova Iguaçu?
- Eu entendo que os jogadores que não receberam cartão vermelho estão em condições de jogar. O que aconteceu foi que o árbitro teve a intenção de dar. Para não haver um agravamento daquele episódio, ele achou por bem cautelosamente não mostrar o cartão vermelho, mas relatou tudo direitinho na súmu7la, com fidelidade sobre os fatos que aconteceram, e colocou isso para a responsabilidade do tribunal. Nós iriamos julgar na próxima sexta-feira, mas como a quinta comissão tem uma infinidade de processos, inclusive do próprio Roberto Dinamite, que por jogo anterior vai ser julgado. É humanamente impossível julgar esse caso. Nós vamos julgar quarta-feira que vem.

Afinal de contas, os jogadores foram ou não foram expulsos?
- Os jogadores não foram expulsos. Esses cinco jogadores que possivelmente terão uma tentativa de agressão aos árbitros. A verdade dos fatos está toda escrita na súmula. Nenhum desses jogadores foi expulso. Eles foram indiciados por agressão. O árbitro deixou de dar o cartão vermelho para não haver um acréscimo no tumulto. Ele simplesmente relatou os fatos e o tribunal vai julgar.

Se os jogadores jogarem domingo, não haverá problema jurídico nenhum?
- A súmula não relata nenhum fato dizendo que houve expulsão. Ele teve a intenção mas não expulsou por cautela. Agora, o tribunal vai analisar tudo o que foi relatado para julgar. A sessão é quarta-feira, às 18 horas. Acho que o Vasco pode, sim, colocar seus atletas. Eles podem até serem absolvidos. A gente não sabe o que os auditores vão entender. A comissão é composta de cinco auditores, que vão analisar e, de repente, podem descaracterizar a agressão, achar que foi uma rixa. Tem uma série de fatores que eu mesmo não posso adiantar, porque eu mesmo não sei ainda. Só vou apreciar isso futuramente em grau de recurso.

Fonte: -