Futebol

Iniciando uma nova jornada, Vasco busca equilíbrio dentro e fora de campo

A instabilidade dentro e fora de campo marcou o primeiro trimestre do Vasco, que estreia no Campeonato Brasileiro hoje contra o Grêmio, em São Januário. A partida, às 16h, deve ter testes do técnico Ramón Díaz para encontrar um dos aspectos desse equilíbrio: o de dentro das quatro linhas.

Desde que foi eliminado na semifinal do Campeonato Carioca, em derrota para o Nova Iguaçu no último dia 17, o cruz-maltino teve quase um mês para trabalhar sua proposta de jogo e tentar mudar a dificuldade de conciliar a defesa e o ataque.

No Estadual e na Copa do Brasil, o Vasco alternou entre jogos intensos em que encontrou caminhos ofensivos com muita frequência e qualidade e outros em que, pouco inspirado, acabou sofrendo com espaços cedidos em seu meio-campo.

Para este início de campeonato, Ramón ganhou um problema a mais: a lesão de Payet, que deve deixá-lo fora das primeiras rodadas. Sem ele e sem um substituto com suas características, é provável que Mateus Carvalho forme o meio-campo com Galdames e Sforza. No ataque, Rossi deve ganhar uma vaga na equipe titular ao lado de David e Vegetti.

O esquema de três zagueiros, que foi questionado em alguns momentos deste início de ano, deve permanecer, mas com alterações para deixá-lo mais dinâmico. A saída de bola entre a linha defensiva e os volantes foi um problema na semifinal.

Hugo Moura perto

O clube também está perto de atender ao pedido da comissão técnica por mais um primeiro volante. Segundo o site ge, o Vasco chegou a um acordo com o Athletico por Hugo Moura, de 26 anos. Detalhes serão acertados nos próximos dias.

A estreia contra o Grêmio é simbólica: na temporada passada, o time gaúcho foi o rival num momento de crescimento do cruz-maltino, com o primeiro gol de Vegetti e o início da reação ainda no primeiro turno.

Meses depois, o tricolor encontrou um Vasco desgastado fisicamente e que começava a mostrar as dificuldades em marcar pelo meio — que persistem até hoje. Na ocasião, pelo returno, Suárez marcou um golaço em Porto Alegre.

Fora de campo, a busca também é por um equilíbrio generalizado: das cobranças da torcida por reforços (que devem se fazer presentes hoje nas arquibancadas da Colina) à chegada de um diretor de futebol (cargo que completará um mês vago), passando pela relação entre a SAF e o associativo.

Hoje, os jogadores entrarão em campo com uma camisa em homenagem ao ídolo Roberto Dinamite, morto em janeiro de 2023 e que teria feito 70 anos ontem. O ex-atacante dá nome ao troféu que será entregue ao artilheiro da Série A.

Fonte: O Globo