Mercado

Imprensa portuguesa diz que Romulo não deve ficar por muito tempo

O Brasil é o principal exportador de jogadores para o futebol europeu, mas se o “produto” continua a ser de qualidade comprovada – como ficou bem visível no Brasileirão que termina este fim-de-semana –, os preços são cada vez mais proibitivos para os emblemas do Velho Continente. Neste inflacionado mercado canarinho, os clubes portugueses, nomeadamente os três grandes, sentem cada vez mais dificuldades para conseguir chegar aos nomes mais sonantes, ao contrário do que acontecia no passado.

O campeonato brasileiro confirmou várias estrelas e revelou outras, até então mais ou menos desconhecidas. Estrelas como Neymar, Ganso e Leandro Damião comprovaram o porquê de Santos e Internacional pedirem verdadeiras fortunas (sempre acima de 40M) a clubes europeus de primeira linha. Neste onzes de certezas cabem, contudo, dois jogadores do FC Porto, como são os casos de Danilo e Alex Sandro. Um já chegou, o outro está a caminho mas pelos dois os dragões pagaram quase (imagine-se!) 30 milhões de euros, uma verba astronómica por dois laterais mas que o tempo dirá se valeram ou não tão forte investimento. Entre aqueles que já não enganam estão ainda os médios Lucas, Casemiro e Paulinho, bem como os centrais Mário Fernandes e Réver. Será possível a FC Porto, Benfica e Sporting chegarem a algum destes jogadores? Muito, muito dificilmente.

Entre as revelações estão vários jogadores do Vasco da Gama, a principal surpresa da competição. Dedé – por quem os dirigentes do Benfica são apaixonados mas não conseguiram concretizar a contratação – foi o central do campeonato. Mas as ligações como clube encarnado não se ficam por aqui. Um dos destaques foi Elkeson, um médio-ofensivo do Botafogo que quase ninguém deu por isso mas esteve ligado contratualmente às águias até há bem pouco tempo. Neste campo não pode ficar de fora o nome de Diego Souza, um dos destaques do Vasco que, depois de não ter sido aproveitado na Luz em 2005, está agora avaliado em 6,5 milhões de euros. Ainda na equipa orientada por Ricardo Gomes está um nome que promete dar muito que falar: Rômulo, um jovem médio de apenas 21 anos mas que não deverá ficar por muito mais tempo no Brasil, já que as suas características encaixam na perfeição no futebol europeu. O problema será sempre o valor inflacionado dos passes pelos emblemas canarinhos, que com novas fontes de receitas querem segurar as principais figuras até ao Mundial’2014.O Santos não quis vender ninguém até agora para disputar o Mundial de Clubes com o Barcelona de igual para igual, e o Vasco da Gama vai tomar a mesma opção para poder discutir a Libertadores no próximo ano. Acabaram os saldos no Brasil.

Fonte: Record (Portugal)