Imprensa

Imprensa portuguesa destaca chegada de Luxemburgo após demissão de Sá Pinto

Vanderlei Luxemburgo voltou ao Rio de Janeiro e, em apenas 10 dias, já merece elogios por parte da imprensa brasileira.

Ricardo Sá Pinto chegou ao Vasco da Gama a meio de outubro. A equipa era, na altura, 11.ª classificada no Brasileirão, embora igualada com muitas equipas abaixo. Ao longo de 16 jogos o treinador português conseguiu apenas três vitórias. Foi afastado no final de 2020, deixando o Vasco no 17.º lugar, já na zona de descida de divisão.

Pouco depois regressou Vanderlei Luxemburgo (que já tinha ocupado o mesmo cargo em 2019) e, logo na sua apresentação, na semana passada, foi claro: “Não quero saber do que Sá Pinto fez, quero saber do trabalho que vou fazer”. E, para já, o seu trabalho merece elogios.

O Vasco só entrou em campo duas vezes desde que Luxemburgo assumiu a liderança; empatou sem golos no terreno do Atlético Goianiense e, em casa, derrotou o Botafogo por esclarecedores 3-0. A turma vascaína já saiu da zona de despromoção.

Mais do que os resultados, as exibições da equipa sob o comando do novo técnico merecem elogios na imprensa brasileira. O portal Lance lembra que só se consegue analisar duas partidas mas o Vasco já mudou a sua postura. Está “mais confiante e competitivo”.

Vanderlei Luxemburgo tem também o mérito de potenciar jovens futebolistas da formação do clube e de recuperar jogadores que tinham sido criticados muitas vezes pelos adeptos, ao longo do ano passado: Talles Magno e Yago Pikachu.

A Globo salienta vários aspectos do novo Vasco: “Da defesa ao ataque, da organização tática à entrega, do coletivo ao individual, a equipa evoluiu em todos os requisitos. Foi um Vasco completamente diferente do que se viu nos últimos meses do ano passado”.

No mesmo artigo, lê-se que, além de mais motivada, a equipa do Vasco da Gama está mais bem estruturada, menos dependente do goleador Germán Cano e faz boas triangulações: “Algo que não acontecia sob o comando de Ricardo Sá Pinto”.

Fonte: Zap (Portugal)