Futebol

Ídolo no Vasco e no Palmeiras, Edmundo analisa o duelo



Entre os caminhos escolhidos para ex-craques após a aposentadoria, ser comentarista é uma das alternativas. No entanto, mostrar imparcialidade em uma partida do time que é ídolo se torna uma missão difícil. Quando o ex-jogador é admirado pelas torcidas dos dois clubes que estão em campo fica ainda mais complicado. Pois o atual emprego de Edmundo o coloca em situações como esta. Por isso, palpitar sobre Vasco e Palmeiras, neste domingo, às 16h, em São Januário, com transmissão em tempo real pelo LANCENET!, acaba virando uma dura missão para ele.

Por sorte - ou azar -, o ídolo da torcida vascaína e palmeirense não está escalado hoje. Mas, Edmundo revela dificuldade em acompanhar as partidas dos clubes.

- Tento ser imparcial e falar o que vejo, mas é inevitável não torcer internamente, dar aquele chute na mesa... Só que falo para torcedores de todos os clubes. Tenho de ser honesto - afirmou.

Edmundo revela que, por conta da identificação com Vasco e Palmeiras, acaba sendo mais rigorosos nos comentários dos dois times. E a torcida para alguns jogadores mostra que a identificação pelos clubes não acabou.

- Torço individualmente para alguns: Fernando Prass, que é treinado pelo Carlos Germano, que é meu amigo; Juninho e Felipe, porque gosto dos dois; Marcos, meu companheiro no Palmeiras; Kleber, porque gosto do estilo dele; Maykon Leite, que falou que tentaria fazer pelo Palmeiras um pouco do que fiz com a camisa 7. Então, acabo me envolvendo com as pessoas e com o clube - explicou.

Na hora de dar um palpite para hoje, Edmundo é imparcial.

- O Vasco é melhor, mas tudo pode acontecer - despistou.

Bate-Bola

Edmundo
ídolo de Vasco e Palmeiras e atual comentarista da band

Você recebe críticas da torcida de Vasco e Palmeiras por conta de seus comentários nos jogos?

Por exemplo, na final da Copa do Brasil, recebi muita crítica pelo twitter quando falei que foi pênalti do Dedé em cima do Bill. É da minha profissão. Todos sabem do meu carinho por Vasco e Palmeiras, mas tento ser imparcial, pelo menos quando estou trabalhando.

Você fez algum tipo de preparo para virar comentarista?


Peguei dicas com outros como o Paulo César Vasconcellos (comentarista do Sportv) e o Casagrande (comentarista da TV Globo), que já estão nesta profissão há muito tempo. Uma das coisas importantes que eles disseram para não advinhar nem afirmar nada, porque tudo pode acontecer no futebol.

É possível não torcer para Vasco ou Palmeiras durante um jogo?

Se me perguntar quem quero que seja campeão, vou querer que seja um dos dois. Mas não dá para torcer durante o jogo. O futebol é tão bacana, que torço para um bom jogo, para que não troquem de canal. Defendo agora a minha profissão e quero o máximo de audiência.

Pitacos do comentarista Edmundo

Foi pênalti
Na final da Copa do Brasil entre Vasco e Coritiba, Edmundo deixou a paixão de lado e cravou sem hesitar: foi pênalti de Dedé em Bill, não marcado pela arbitragem. Pela opinião, ele recebeu diversas críticas de torcedores vascaínos em seu twitter.

Amizade à parte
Mesmo após ser companheiro de clube de Elano, o ex-jogador não teve piedade do volante no histórico jogo entre Santos e Flamengo, recentemente disputado na Vila Belmiro, pelo Brasileiro. Edmundo afirmou que o jogador do Santos foi displicente por ter batido e perdido um pênalti de cavadinha, defendido por Felipe.

Conhecedor
Durante São Paulo e Vasco, Edmundo analisou que estava faltando qualidade na saída de bola da equipe cruz-maltina e disse que a entrada de Felipe poderia resolver o problema. O camisa 6 entrou no segundo tempo, ajustou o setor e ainda deixou sua marca na vitória da equipe carioca.

Gol anulado
No Vasco x Palmeiras de quinta-feira, pela Copa Sul-Americana, Edmundo considerou que o gol do palmeirense Dinei foi anulado erradamente, pois o atacante não estaria impedido.

Fora do duelo dos clubes de coração

Edmundo pode ficar tranquilo quanto a tomar algum partido nos comentários do duelo de hoje à tarde, em São Januário. Afinal, o ex-jogador não irá trabalhar no jogo de hoje à tarde, entre Vasco e Palmeiras. No entanto, será ainda mais difícil para ele acompanhar a partida, pois, também às 16h, o comentarista estará de olho em Figueirense e Flamengo, em Florianópolis.

Apesar do carinho pelos dois clubes, não acompanhar este duelo faz parte de sua nova profissão.

- Eu tenho de me envolver 100% no jogo que estou escalado para fazer. Até porque, eu participo de um programa depois da transmissão e preciso fazer uma análise do jogo. Quando sai gol nos outros jogos, fico sabendo porque nos informam. Mas, sinceramente, não dá para torcer pelo resultado do outro jogo - explicou Edmundo.

Fonte: Lancenet!